Relatório de vendas: saiba como fazer para avaliar seu primeiro trimestre

O primeiro trimestre está chegando ao fim. Como estão os preparativos para o seu relatório de vendas?

Ou melhor, o que você vai fazer para avaliar esse período inicial do ano?

Independentemente do segmento ou do tamanho, o propósito final de qualquer empresa é fechar vendas.

Como você avalia o desempenho de vendas da sua loja? Quais indicadores usa?

Qual mercado possui o maior número de leads quentes? Qual vendedor mais converte em cada mercado?

Por meio do cruzamento de diferentes tipos de informações, é possível extrair dados que ajudarão no crescimento do seu negócio.

Se você ainda não sabe como fazer um relatório de vendas, este artigo pode ser útil.

Como estruturar um relatório de vendas

Algumas pessoas pensam que quanto mais informação conseguirem, mais controle terão sobre suas atividades.

Contudo, geralmente, bastam poucos indicadores para verificar como vai o seu negócio.

No caso das vendas, menos é mais.

Ter um planejamento bem estruturado com objetivos e tarefas é o primeiro passo para uma estratégia comercial eficiente.

Os principais indicadores para avaliar as vendas do negócio

• Quais são as suas responsabilidades na empresa?
  • Qual é a meta ou o resultado desejado?
  • A cota está sendo cumprida?
  • Como o vendedor trabalhou e por que ele atingiu ou não a meta?
  • Como ou qual parte da meta do vendedor foi obtida a partir da sua carteira de clientes?
  • Quanto foi vendido depois da apresentação da proposta?
  • Quão efetivo o vendedor foi ao demonstrar o seu produto ou a sua oferta?
  • Quantos negócios foram fechados de acordo com a previsão durante o período?

Com esse planejamento, você saberá a necessidade da prospecção de novos clientes ou mesmo de uma mudança de estratégia.

O acompanhamento é muito importante para a produção dos relatórios e a evolução das vendas.

As métricas ajudam a direcionar a equipe, além de evitar surpresas desagradáveis no fim do mês.

E então? A partir desses insights, você consegue avaliar melhor o seu primeiro trimestre?

Confira também: