Chegou o mês de incentivo a uma das maiores campanhas de saúde do ano, o Outubro Rosa de conscientização e prevenção ao câncer de mama.
No Brasil, houve um aumento de 40% na incidência da doença em quase 30 anos, de acordo com a pesquisa do Global Burden of Disease (IHM/USA).
Então, as empresas são ponto-chave na promoção de ações de saúde, bem-estar e qualidade de vida para os colaboradores.
Sim, colaboradores, porque homens também podem ter câncer de mama e, por isso, não devem ficar de fora das ações.
Vestir rosa e usar o laço rosa são ações importantes para dar visibilidade à causa, mas vamos tentar realizar ações mais assertivas e propositivas?
O que sua empresa fez nos últimos anos e o que pode fazer de diferente agora?
A importância do Outubro Rosa
- Reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
- Incentivar o check-up com o ginecologista e o exame de mamografia.
- Encorajar mulheres que sentem medo de realizar consultas e exames.
- Fortalecer aquelas que estão na luta contra o câncer.
- Mostrar a luta de mulheres que já venceram a doença.
- Informar aquelas que tiveram o diagnóstico da doença, mas não conhecem os tratamentos.
- Informar, conscientizar e quebrar os tabus em toda a população.
- Trazer à tona a importância do apoio psicológico nessa jornada.
Dicas de ações para a sua empresa no Outubro Rosa
- Incentivo a consultas:liberar os colaboradores para consultas de check-up médico e, se possível, buscar parcerias com consultórios ou profissionais da saúde.
- Caixinha de dúvidas:para que todos os funcionários realizem perguntas de forma anônima e convidar um especialista para responder às questões.
- Materiais de conscientização: espalhar ou entregar os materiais em espaços da empresa (como banheiros, corredores e painéis de avisos) e comunicação on-line (e-mails, grupos de conversas e redes sociais).
- Eventos com especialistas: palestras e rodas de conversas sobre o assunto para conscientizar todos os setores da sua empresa.
- Ação voluntária: convidar os colaboradores para realizarem ações voluntárias com organizações que combatem e previnem o câncer de mama.
Viu? São práticas simples, mas que podem fazer muita diferença na vida de alguém na prevenção e combate a uma das doenças que mais mata no nosso país.
Além disso, os clientes costumam ter bons olhos para empresas que incentivam e promovem esse tipo de ação.
Cuidar da nossa saúde também é cuidar da nossa empresa e de quem faz parte dela.
Confira também: