Método de pagamento. Como escolher o melhor para sua empresa.

Antes mesmo de iniciar as vendas, é preciso definir o método de pagamento com o qual a sua loja vai trabalhar. Além do pagamento em dinheiro, existem diversas modalidades que, a depender do seu público, podem ser vantajosas ou não.

Entregar uma maior diversidade para o seu cliente na hora de pagar pode ser um dos fatores de alavancagem de vendas. Afinal, nem sempre eles estão preparados para pagar à vista.

Porém, é preciso bastante atenção por parte da loja, pois existem critérios que precisam ser abordados e questões que precisam ser levantadas para disponibilizar diferentes métodos de pagamento.

Neste texto, vamos mostrar como escolher os melhores métodos para que a sua loja possa aumentar as vendas.

Estude o seu público

Quem nunca deixou de comprar um produto simplesmente porque a loja não contemplava uma forma de pagar que lhe agradasse?

É bastante comum clientes deixarem de consumir por não haver variedades na forma de pagamento, principalmente no e-commerce.

Isso ocorre também em estabelecimentos como restaurantes, que, em suas particularidades, oferecem ainda mais diversidade na hora de efetuar uma compra.

Por isso é importante conhecer o seu público e saber quais são os métodos de pagamento mais utilizados por ele.

Uma loja física vai ter diferenças em relação a uma loja virtual, por exemplo. Se o seu público está mais no e-commerce, talvez enfocar formas de pagamento que contemplem esse universo seja a melhor escolha.

Diversidade nos métodos de pagamento

O comércio evoluiu muito de algumas décadas pra cá. Antes, para comprar um produto, só existia uma única opção: ir à loja.

Ao passo que a economia e o comércio se modernizaram, outras maneiras de consumir ficaram disponíveis aos clientes comuns, como as televendas, os pagamentos por cartão de crédito e as compras on-line.

O pagamento por cartão adiantou muitas das modernidades que vemos hoje em dia.

Seja no crédito, seja no débito, a grande maioria das compras é efetuada nessas duas modalidades.

Hoje em dia, existem mais opções nas formas de pagamento presenciais, como:

• Pagamento por aproximação: quando o cartão e a máquina são preparados para efetuar o pagamento apenas aproximando um do outro, sem a necessidade de inserir senha ou injetar o cartão dentro da máquina;
  • Pagamento por aplicativo: algumas empresas fornecem meios de pagamento pelos smartphones ou smartwatches, tanto de crédito como de débito. Isso é ideal para quem nem sempre anda com cartão em mãos;
  • Criptomoedas: embora não tão populares, alguns estabelecimentos aceitam pagamentos em moedas virtuais, como o Bitcoin;
  • Pulseiras: alguns bancos ofertam até mesmo uma pulseira que permite acesso ao seu cartão e pode efetuar pagamentos na hora.

Embora o conceito seja o mesmo, débito ou crédito, ter essa diversidade na hora do pagamento pode garantir vendas importantes, visto que a adesão a essas formas tem aumentado.

Veja se a sua máquina de passar cartão está atualizada para receber diferentes métodos. Assegure-se também de que sua equipe esteja capacitada para entendê-los e divulgá-los.

Planejamento é tudo

O fluxo de caixa é uma das rotinas mais delicadas de toda empresa. Manter a saúde financeira dela é primordial, deixa o seu negócio mais robusto e resistente a crises.

Sabendo disso, é preciso ter um cuidado maior na hora de planejar suas vendas.

Porque, diferentemente do dinheiro à vista, os pagamentos via cartão não são recebidos imediatamente e o lojista tem que contar com a margem de tempo na hora de receber.

Organizar as vendas de cartão, taxas embutidas, impostos e outros detalhes é bastante delicado e pode causar erros, pondo em risco a saúde financeira do seu negócio.

Para isso existem os conciliadores de cartão, que fazem isso automaticamente, evitando erros e otimizando tempo e dinheiro.

Escolher o melhor método de pagamento para a sua loja é algo que precisa ser feito com cuidado e estudo. Observe o seu público, entenda as necessidades dele, converse com empresas que fornecem opções de pagamento e escolha as melhores para a sua loja.

Escolher parceiros que ajudem o seu negócio a evoluir é sinal de inteligência estratégica.

É por isso que a CDL de Fortaleza entrega as melhores soluções para lojistas, como controle nas compras de cartão de crédito, certificado digital, score, Cadastro Positivo, análise e recuperação de crédito, prospecção de cliente, além de inúmeros benefícios.

Se for isso o que a sua empresa precisa, clique no banner abaixo, preencha o formulário e converse (sem compromisso) com um de nossos consultores.