Dia dos Namorados: estratégias para vender mais
Está chegando uma das datas que mais movimentam o comércio varejista: o Dia dos Namorados.
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as expectativas de compras são positivas.
Aproximadamente 57% das pessoas entrevistadas na pesquisa pretendem comprar presente no Dia dos Namorados.
Com isso, cerca de 92,1 milhões de pessoas devem ir às compras, principalmente nesta semana que antecede a data.
Os brasileiros pretendem comprar seus presentes especialmente pela internet (83%) e em shoppings centers (46%).
Por isso, é importante que os lojistas estejam preparados para atender os consumidores em lojas físicas e digitais.
Uma atenção maior para as lojas físicas, que são mais requisitadas na véspera, quando não há mais tempo para compras on-line.
Presentes mais procurados
- Roupas (37%)
- Perfumes e cosméticos (34%)
- Calçados (23%)
Outra informação importante da pesquisa é o que influencia mais os consumidores na hora de escolher o local de compra dos presentes.
Bom estar atento a esses números na hora de decidir as estratégias de vendas que sua empresa vai adotar.
Principais fatores que influenciam na escolha do local de compra
- Preço (48,1%)
- Qualidade dos produtos (42,9%)
- Promoção e descontos (37,5%)
- Diversidade de produtos (28,5%)
- Frete grátis (24,6%)
Mas, para vender mais, não basta colocar uma loja on-line no ar e deixar a magia acontecer.
Para alcançar resultados positivos, é importante preparar a empresa para receber os consumidores e proporcionar experiências diferenciadas e inesquecíveis.
Por isso, é necessário investir no planejamento estratégico, no treinamento dos colaboradores e no uso correto de gatilhos mentais para incentivar as compras.
Os estímulos de gatilhos mentais mais utilizados são prova social, reciprocidade, afinidade, autoridade, escassez, urgência e compromisso.
Ao utilizar bem esses recursos no comércio, você pode vender ainda mais.
Estratégias para vender mais
- Organize o estoque: compre com antecedência, para garantir descontos e quantidade suficiente para as vendas no período.
- Treine os colaboradores: invista em capacitação para que os colaboradores se mantenham alinhados aos valores e objetivos da empresa.
- Ofereça descontos especiais: vale apostar em cupons para incentivar a fidelização, brindes, frete grátis, benefícios para a próxima compra etc.
- Pense na comunicação: para deixá-la coesa, é importante estudar o comportamento do consumidor.
- Invista em marketing: aposte em e-mail marketing, links patrocinados nas redes sociais, parcerias com influenciadores digitais etc.
Saber aproveitar datas comemorativas como o Dia dos Namorados para vender mais é fundamental para o sucesso do seu negócio.
É necessário preparar sua loja e apostar em estratégias não só para atrair novos clientes, mas também converter e fidelizar consumidores.
De acordo com relatório da Neotrust, o varejo digital faturou R$ 6,5 bilhões em 2021, em função do Dia dos Namorados.
O mais importante, então, são as estratégias de longo prazo, aproveitando a oportunidade para captar dados e estabelecer o relacionamento entre a marca e o público.
E com a melhora da pandemia, este ano tem tudo para apresentar números ainda mais relevantes.
Boas vendas!
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