Maior campanha do varejo cearense, a Fortaleza Liquida entra em sua fase final neste fim de semana. O consumidor tem até o próximo domingo (10) para aproveitar os preços promocionais em mais de três mil pontos de vendas na capital e outros 14 municípios da Região Metropolitana.
Os descontos oferecidos chegam a até 70% em produtos dos mais variados segmentos, como moda, calçados, óticas, supermercados, móveis e eletrodomésticos.
Para tentar recuperar a expressiva retração das vendas, que é comum no mês de setembro, 10 shoppings centers aderiram à campanha este ano. De acordo com a assessoria do RioMar Kennedy, o empreendimento registrou um aumento de 30% no fluxo de pessoas em circulação, na comparação com o mesmo período no ano passado, devido ao ingresso na campanha promovida pela Federação das CDLs do Ceará e CDL de Fortaleza.
No comércio de rua, os resultados também têm surpreendido os comerciantes e funcionários, como Mário Barros, supervisor de vendas da Zenir, rede cearense de móveis e eletrodomésticos que teve um aumento de 10% nas vendas desde o começo da campanha.
“A expectativa é de crescermos mais. Estamos esperando um aumento de 25% até o fim deste mês por conta desses primeiros dias que estimularam o consumidor a sair para as compras”, explicou.
A supervisora operacional das Óticas Diniz, Alaíde Oliveira, também confirma o saldo positivo para o segmento. Segundo ela, as oportunidades de negócios foram otimizadas por conta dos preços especiais, que na loja chegam a 50% de desconto.
“Eu diria que estamos vivendo um setembro atípico. Nesse período, independente de crise, as vendas costumam ser mais mornas. Mudar a data da campanha para o segundo semestre foi uma decisão bastante acertada”, asseverou.
Premiação
Além dos preços reduzidos, a 8ª edição da Fortaleza Liquida mantém a tradição de premiar os consumidores com o sorteio de um automóvel zero quilômetro (Jeep Compass), uma moto (Harley Davidson) e 10 televisores de 49 polegadas, realizado após o período da campanha, no dia 14 de setembro, na sede da CDL de Fortaleza. Neste ano, cada R$ 40,00 em compras vale um cupom promocional. Utilizando as máquinas da Rede, os cupons serão duplicados.
Para dar celeridade ao preenchimento dos cupons, foi inaugurado ainda o mecanismo de cuponagem eletrônica. De acordo com Vitor Pimentel, gerente de Negócios e Relacionamento da CDL de Fortaleza, a ferramenta aumenta ainda as chances do consumidor de participar e concorrer a prêmios.
“Antigamente, quem consumisse menos de R$ 40,00 perdia a oportunidade de participar do sorteio. Agora, o consumidor poderá comprar em diversos lugares da cidade e garantir a possibilidade de trocar por cupons de forma acumulada”, explica.
Para Paulino Abreu, gerente comercial da Casa Pio, do ramo da calçados, o sistema novo é bastante eficiente, mas ainda provoca estranheza para alguns consumidores. “Estamos em adaptação, mas isso não tem atrapalhado as vendas. Muito pelo contrário. E nossa expectativa é crescer ainda mais neste fim de semana”, comemorou.
Supermercados
Outro setor movimentado pela Fortaleza Liquida é o de supermercados. O diretor comercial dos Mercadinhos São Luis, Luís Ferreira, garante que o primeiro fim de semana da campanha foi o terceiro melhor de todo o ano de 2017. Além disso, a rede supermercadista está realizando o “Saldão Fortaleza Liquida”, oferecendo alguns produtos a preço de custo para queimar o estoque.
“Falando nominalmente, com a Fortaleza Liquida tivemos um crescimento de dois dígitos. O primeiro fim de semana da campanha foi o terceiro melhor do ano. São números muito fortes para o varejo, pois existem outras datas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, em que as vendas são muito intensas também”, completou o executivo do supermercado.