Dia dos Pais: prepare-se para receber os clientes de forma segura e tranquila
Já é o segundo Dia dos Pais vivendo os reflexos da pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo.
No comércio, muitos estão tentando sobreviver como podem, adaptados à nova realidade.
Agora, com as atividades retornando aos poucos aqui em Fortaleza, muitas empresas precisam se recuperar economicamente.
Aproveitando feriados e datas importantes, como essa do Dia dos Pais, que movimentam o comércio.
De acordo com pesquisa da plataforma de e-commerce Shopee, brasileiros pretendem gastar em média R$ 245 com o presente do Dia dos Pais.
Quando questionados sobre os produtos que estão na intenção de compra para o Dia dos Pais, os entrevistados revelaram uma lista de itens preferidos.
Calçados (sapatos e tênis) têm 16% das intenções de compra, seguidos de acessórios (relógio, carteira, óculos e boné) e eletrodomésticos.
Importante aproveitar e também pensar estrategicamente o funcionamento adequado do seu ponto de venda.
Para que este retorno seja seguro, não podemos relaxar, não é mesmo?
Sua loja precisa mostrar aos consumidores que ela cumpre todos os protocolos sanitários.
Isso dá a eles mais segurança e tranquilidade na hora das compras.
Mantenha a sua equipe e os seus clientes protegidos
É importante que as empresas adotem um cronograma interno de segurança e que também comuniquem ao seu cliente tudo o que está sendo feito.
Seja pelas redes sociais ou por meio de cartazes e atendimento aos clientes no ponto de venda.
Assim, você cuida da saúde de seus colaboradores e da sua equipe de vendas, que trabalha diretamente com o público.
Além disso, mostra aos clientes que seu estabelecimento é um ambiente seguro, que prioriza a saúde e o bem-estar acima de tudo.
Respeito aos protocolos sanitários
A adoção das medidas sanitárias ajuda a diminuir as chances de contaminação da sua equipe e dos seus clientes.
Confira os principais protocolos sanitários que devem ser observados para ter uma loja segura, de acordo com o decreto estadual:
- Disponibilize aos colaboradores e clientes meios para higienização das mãos com álcool 70%.
- Oriente a equipe em relação à obrigatoriedade do uso correto da máscara e seu manuseio para guarda ou descarte.
- Permita, no interior das lojas de comércio varejista no máximo uma pessoa a cada 7 m² de área total, incluindo colaboradores e clientes.
- Instale uma barreira física entre os colaboradores que atuam nos caixas e os clientes e sinalize o distanciamento de 2 m entre as pessoas.
- Impeça a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara.
Presença digital faz a diferença
A pandemia também reforçou para as empresas a importância da presença digital, tanto para as vendas, quanto para manter o relacionamento com os clientes.
Para o diretor de Canais e Marketing, Elio Silva, a proximidade com o cliente é um dos maiores desafios do varejo.
Podemos destacar, principalmente, o crescimento dos serviços de delivery, e-commerce, marketplaces e novos canais de comunicação e de distribuição dos produtos.
De acordo com pesquisa da Shopee, 70,5% dos brasileiros costumam usar o e-commerce para comprar presentes em datas comemorativas.
A pesquisa também apontou os quatro principais fatores que levam os consumidores às compras on-line.
66% responderam que são motivados por cupons de frete grátis, 57,1% afirmaram que são os preços baixos, 56,6% as promoções, e 54% a variedade de produtos disponíveis.
Então, prepare as promoções estratégicas para o Dia dos Pais e aumente as chances de venda.
Desenvolva um plano para suas entregas
Atrasos na entrega em datas comemorativas como o Dia dos Pais podem gerar desconfortos que irão impactar diretamente na imagem da sua loja.
Por esse motivo, tenha cuidados redobrados em relação a aspectos como prazo de entrega e preço do frete.
Mantenha todas as informações atualizadas e tente otimizar ao máximo o tempo de produção e envio.
Um posicionamento bem elaborado para o seu negócio fará toda a diferença durante esse período intenso e concorrido que está por vir.