3 tecnologias em crescimento que vão revolucionar o seu e-commerce

É indiscutível que a tecnologia é a estrutura principal de um e-commerce, certo?

A revolução do e-commerce não é mais algo a ser pensado no futuro, ela já está acontecendo.

As empresas que não pensam em novas formas de atualizar o seu negócio estão ficando mais obsoletas a cada dia que passa.

A constante atualização de tecnologias e inovação dentro de um comércio digital permite resultados mais eficientes.

Por meio de novos conhecimentos tecnológicos, é possível aperfeiçoar a gerência de produtos, fluxo de caixa, entregas, relacionamento com o cliente etc.

Se você não costuma acompanhar tecnologias com frequência, continue a leitura para 3 dicas que podem revolucionar o seu e-commerce.

– Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial já é utilizada em diversos setores, e no e-commerce não é diferente.

Algoritmos otimizados, por exemplo, são capazes de melhorar a experiência do usuário.

Isso resulta em um maior conhecimento para a empresa e facilita a interação dos clientes com este.

Quais aplicações podem ser utilizadas com IA no e-commerce?

• Para retenção de clientes, muitos e-commerce utilizam e-mail marketing, personalização de anúncios e vitrine, dentre outros.
  • A pesquisa visual está em alta e facilita a experiência do consumidor. Ela permite que o usuário envie uma foto e a loja indique produtos similares.
  • Na geração de leads (consumidor potencial), a IA identifica padrões de compra e otimiza a extração de dados.

2 – Chatbot

O Chatbot é uma tecnologia capaz de imitar as interações humanas de forma escrita ou falada.

Trata-se de uma vertente da Inteligência Artificial que também é capaz de aprender progressivamente com a resposta dos clientes.

Por meio do chatbot, os empreendedores economizam tempo e dinheiro ao automatizar o atendimento dentro do e-commerce.

Quando o chatbot é bem executado, muitos clientes não percebem que estão entrando em contato com uma IA e não com um ser humano.

Além disso, o chatbot funciona 24 horas por dia, permitindo que consumidores entrem em contato a qualquer momento.

Essa tecnologia é capaz de melhorar a experiência do usuário e entregar informações valiosas para o e-commerce como um todo.

– Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas é uma tecnologia que está associada a todos os dispositivos físicos conectados à Internet.

Ou seja, computadores, smartphones, tablets e tudo aquilo que compartilha e coleta dados.

Devido ao avanço da nanotecnologia e à presença constante do wireless, até mesmo pequenos aparelhos, como fones e relógios, são parte da IoT.

Dentro do e-commerce, a Internet das Coisas ajuda empresas a aumentar a eficiência de diversas operações.

Quais as aplicações da Internet das Coisas no e-commerce?

• A IoT ajuda no gerenciamento de estoque, principalmente com as etiquetas inteligentes RFID. É possível saber o tipo de produto, quantidade e validade sem qualquer interação humana.
  • Hoje em dia, a busca por uma “casa inteligente” é resultado da Internet das Coisas. Muitos eletrodomésticos, lâmpadas e pequenos aparelhos respondem por comando de voz ou via smartphone.

Isso está afetando a maneira como os consumidores estão comprando, principalmente dentro de um e-commerce.

Hoje em dia é possível veicular anúncios ou desenvolver mensagens específicas para esses pequenos aparelhos.

A Internet das Coisas permite que você impacte o seu consumidor de uma maneira alternativa, e não apenas pelo computador ou celular.

Conclusão

Agora que você tem dicas valiosas de novas tecnologias para o seu e-commerce, qual você pensa em adotar?

Faça o bom uso de tecnologias para revolucionar o seu e-commerce, aumentando as vendas e impactando os clientes.

Para ficar sempre atualizado em relação ao seu negócio, continue acompanhando os nossos conteúdos por aqui.

Confira mais tecnologias para o seu e-commerce: