4 tipos de promoção para movimentar o seu negócio
Nem só de datas comemorativas vive o comércio, concorda?
Todo lojista sabe que não é preciso esperar um novo Dia das Mães ou Natal para vender mais e bater as metas mais ousadas.
Muitas vezes, ações simples podem ser muito mais eficazes que muitas campanhas focadas em um nicho específico.
O que acontece é que datas comemorativas, embora sejam bastante eficazes, atendem apenas uma parte dos consumidores, como por exemplo, o já citado Dia das Mães, dos Pais ou Namorados.
Então, qual a solução mais eficaz para escalar as vendas do comércio sem precisar ficar escravo do calendário?
A resposta mais acertada é: promoção. Mas, que tipo de promoção melhor se encaixa no meu negócio?
Atente-se ao seu público
Já falamos algumas vezes sobre esse assunto nos outros artigos. Mas, a verdade é que muitas vezes você tem a melhor loja da rua, os melhores preços e as melhores condições de pagamento, mas mesmo assim, não consegue vender mais.
E o pior, não consegue ver o porquê!
Toda e qualquer ação que um comércio planeja tem que ter em mente o seu público. Afinal, é ele que vai entrar na sua loja, comprar o seu produto ou usar o seu serviço e depositar a confiança na sua marca.
A experiência que ele vai ter na hora da compra é fundamental para que a sua empresa tenha sucesso ou deixe a desejar.
Portanto, entender quem é o seu público, quem são seus consumidores é fundamental para o sucesso de qualquer ação que você venha a executar na sua loja.
Pergunte a seus colaboradores, a sua equipe de vendas e colha esses feedbacks para criar um perfil ideal de cliente que você deseja ter no seu estabelecimento.
Se não surtir efeito, talvez você esteja mirando no alvo errado e fazer ajustes pode ser necessário.
4 tipos de promoção para movimentar o seu negócio.
Imagine o seguinte cenário: você tem uma loja e já é metade do mês, as vendas não decolaram e o estoque começa a se acumular e o prejuízo já começa a dar sinais de que pode acontecer.
É um mês quieto que não tem nenhuma data especial para ser aproveitada. Então, você já pensa em realizar uma promoção.
Já sabe o que quer vender, como vender, mas ainda não se decidiu qual o melhor tipo de promoção para você. Portanto, veja alguns tipos de ações promocionais que você pode aplicar no seu comércio!
1-Promoções de desconto
Primeiro de tudo é a promoção de desconto simples e pura como todo comerciante e cliente já está acostumado a encontrar pelas vitrines por aí.
Uma promoção de um produto com descontos é garantia de atrair mais clientes e dar uma boa alavancada nas vendas.
Os cuidados que devem ser tomados são os básicos, como descontos reais e produtos de qualidade.
Agora, atenção! Algumas pessoas usam de má fé e aumentam os preços normais dos produtos e praticam um falso desconto e os clientes hoje em dia estão mais informados e conseguem descobrir facilmente quando um desconto é mentiroso.
2-Promoções surpresa
Algumas lojas utilizam esse tipo de promoção para criar uma sensação de urgência nos clientes que já estão consumindo dentro do estabelecimento.
Essa ação é bastante eficaz e, se for feita com periodicidade. Dessa forma, cria um hábito nos consumidores a sempre visitarem sua loja pra descobrir alguma promoção do dia.
Agora, mais uma vez, preste atenção em quais são os produtos mais desejados e os que têm mais apelo na hora.
Utilize o elemento surpresa, criando um ar de mistério em torno da promoção e do produto para aumentar a curiosidade do cliente.
3-Liquidação
Embora muito parecidas, promoção e liquidação tem suas particularidades, mas genericamente, o mesmo fim: vender mais.
Na liquidação, os lojistas têm como principal objetivo acabar o estoque acumulado.
Por conta da troca de coleções, é mais comum perceber isso acontecer em lojas de vestuário, quando querem acabar com os produtos de uma coleção para a entrada de outra mais nova.
Porém, não fica restrito apenas às roupas. Qualquer loja pode realizar a sua liquidação, contanto que tenha condições de fazê-lo.
Aqui na capital cearense temos a Fortaleza Liquida, que reúne milhares de lojas participantes, dando uma oportunidade de liquidarem seus estoques e ainda dando a chance aos seus consumidores de participarem de sorteio de prêmios como carros, motos e caminhões recheados de prêmios.
Em 2019, a Fortaleza Liquida vai acontecer nos dias 30 de agosto a 9 de setembro e você, lojista, pode aderir sua loja à campanha.
E, se ainda tem dúvidas sobre como a Fortaleza Liquida pode ajudar o seu comércio, preparamos um infográfico com os 7 motivos para aderir a maior liquidação da cidade.
4-Sorteios
Uma outra alternativa que se mostra bastante apelativa é o sorteio. A mecânica simples e o apelo de ganhar itens completamente de graça atrai inúmeros clientes às lojas que fazem esse tipo de ação.
O bom do sorteio é seu alto apelo participativo. Principalmente quando o retorno ao consumidor é muito maior do que ele efetivamente gastou.
O lado ruim é que o sorteio gera mais custos para o empresário, que deve pesar bastante se vale a pena ou não. Pois não adianta realizar um sorteio e não lucrar com as vendas advindas da ação.
Alguns optam por participar de sorteios que são promovidos por outras entidades ou firmam parcerias para conseguir diluir as despesas.
Mais uma vez, a Fortaleza Liquida se mostra interessante para o lojista que, por uma quantia pequena, pode participar de um dos maiores sorteios da cidade. Além de também ser uma liquidação a nível municipal.
E aí, quais dessas ações você já realizou no seu comércio e qual você considera a melhor?