A magia natalina contagiou Fortaleza na manhã do último domingo (3). Como parte da programação do Natal de Luz 2017, o II Passeio Ciclístico com Papai Noel passou por diversos pontos turísticos da Capital. Entre eles, a Catedral, a Monsenhor Tabosa, o Mercado Central e a Beira- Mar.
Pelo caminho, as pessoas da calçada deixavam-se envolver pelo espírito do evento, acenando para as renas e o bom velhinho, o qual liderava o comboio, sem deixar o gorro cair.
Mais de cem pessoas montaram na sua magrela e seguiram por 15km de percurso. Até mesmo quem não tinha bicicleta resolveu fazer parte da ocasião, foi o caso da aposentada Ghislaine Diogo, de 63 anos. Ela alugou o equipamento e fez a sua segunda participação na atividade promovida pela CDL de Fortaleza.
“Eu vim ano passado e gostei muito. Por isso resolvi vir de novo. Só não sabia que seria maior. Ainda bem que sou preparada”, pontua, ressaltando que não deixa de fazer sua zumba e as caminhadas na Praça da Imprensa.
E quem resolveu levar toda a família foi a educadora física Silvia Ximenes, de 44 anos. Ela soube pela amiga e chamou o marido, o filho e outras onze pessoas para pedalar junto.
“A gente mora no bairro Ellery e viemos no caminhão do meu pai com outras nove bicicletas, além de outros carros”, relata seu filho João Pedro, de 13 anos.
Mudanças
Para esta segunda edição do passeio, o caminho cresceu. “Percebemos que o público podia e queria fazer algo maior, então mantivemos o ponto de partida na Praça da Imprensa e adicionamos a Praça do Ferreira na parada, finalizando novamente na Praça Portugal”, explica Ivina Passos, gestora do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social.
Para o próximo ano, a previsão é fazer durante a noite. “Assim as pessoas também vão poder aproveitar os pontos de iluminação da cidade. São 10 logradouros este ano: o Estoril, o Paço Municipal, a Praça Luiza Távora, o Centro de Eventos, entre outros”, destaca a gestora.
A ideia desse evento é continuar convidando as pessoas para a prática de exercícios físicos e integrá-las ao Natal, por meio da presença do Papai Noel.
“E além disso, queremos mostrar que dá para fazer um passeio seguro de bicicleta por Fortaleza e aproveitar para estimular as pessoas a retornarem para a Praça do Ferreira. Com certeza, tinha muitas que não vinham fazia tempo”, completa o coordenador do Natal de Luz, Assis Cavalcante.