Clicky

Projetos de compartilhamento de livros ganham espaços

Fortaleza já conta com vários pontos de compartilhamento de livros. Dos quadrinhos às apostilas, as publicações são um convite para novos leitores

Abrir um livro e se aventurar por novas histórias se tornou mais fácil com os projetos de livros livres. São iniciativas que fomentam a leitura através de pontos onde as pessoas podem deixar e buscar exemplares. Sem registros, sem amarras e sem a burocracia das bibliotecas.

Cafeterias, universidades e centros culturais de Fortaleza têm investido na ideia. As bibliotecas compartilhadas têm em comum a ideia de fazer com que as obras circulem e sejam lidas por mais pessoas, atingindo também aqueles que não têm condições de comprar uma obra.

Alguns projetos chegam a ter um alcance maior do que as bibliotecas comuns, já que não necessitam de cadastro para empréstimo dos livros. Qualquer pessoa pode doar livros, desde que estejam em bom estado. Literatura brasileira, livros técnicos e manuais estão entre os títulos mais encontrados. Veja a lista de alguns dos locais onde é possível encontrar livros livres.

Livro Leve e Solto >> O projeto, que começou na última semana de outubro, funciona na biblioteca da Faculdade CDL e recebe livros literários de todos os gêneros.
Onde: Faculdade CDL (Rua Vinte e Cinco de Março, 882 – Centro)
Horário: de 8h às 22h
Telefone: 34645570

Projeto Livros Livres >> A Biblioteca de Ciências e Tecnologia do Campus do Pici abriga o projeto Livros Livres, que recebe literatura brasileira e estrangeira, autoajuda e histórias em quadrinhos.
Onde: Biblioteca Central do Campus do Pici (Avenida Mister Hull, s/n – Pici)
Horário: 7h30 às 20h45
Telefone: 33669513

Páginas Solidárias >> O espaço, que fica no Shopping Aldeota, funciona desde agosto e recebe todos os tipos de livros. O local ainda tem programação voltada para a literatura.
Onde: piso L2 do Shopping Aldeota (Avenida Dom Luís, 500 – Aldeota)
Horário: 10h às 22h

Aimê Cafeteria >> Com a ideia de compartilhar histórias e saberes, a cafeteria criou um projeto de livros livres em novembro. O acervo tem principalmente romances, crônicas e contos.
Endereço: Aimê Cafeteria (Avenida Barão de Studart, 2821 – loja 3 – Dionísio Torres)
Horário: 9h às 20h30
Telefone: 30556960

Sou Livre >> Com a colaboração de amigos e clientes, a empresa de doces Bolaria instalou uma estante com livros acessíveis. Mais de 200 exemplares já circularam desde o início do projeto, em outubro de 2016.
Endereço: Bolaria Bolos Caseiros (Rua Pinto Madeira, 1243 – lojas 6 e 7 – Centro)
Horário: 9h às 18h
Telefone: 32312814

Garrateca >> A minibiblioteca compartilhada fica dentro de um petshop e existe desde março.
Onde: Petshop Garra (Rua Frei Mansueto, 1427 – Meireles)
Horário: 7h30 às 18h
Instagram: @garrateca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *