Como investir e aproveitar o melhor da sua loja física?
A loja física é a alma insubstituível, charmosa, marcante e apaixonante do varejo em qualquer época e lugar.
Mesmo em tempos de metaverso, marketplace, e-commerce, sabe-se que a emoção da loja física é diferente.
O mais importante é saber se atualizar de acordo com a nova realidade e trabalhar o ponto de venda em conjunto com o on-line.
Quem é do varejo gosta de gente, não é verdade?
E a loja, quando dirigida por quem gosta de gente, torna-se um espaço constante de descoberta e entretenimento.
A experiência em loja
A experiência em loja pode ser um grande diferencial para o cliente, se você souber aproveitar o que ela tem de melhor.
A loja física é um espaço de experimentação para ser aproveitado chamando a atenção do cliente, convidando-o ao toque, ao olhar e à imaginação.
Eles podem ser grandes, compactos, espaçosos, cheios de artigos, bem pensados e sensoriais ou poluídos visualmente, depende da proposta da sua marca.
O aprendizado está em ver como o espaço é aproveitado e como fazem o consumidor se deslocar.
Problema, todo meio tem
Independentemente do meio escolhido para trabalhar, físico ou digital, você enfrentará, sim, alguns problemas.
Na loja física não é diferente. Os grandes vilões continuam sendo as filas e os meios de pagamento disfuncionais.
O diferencial está na estratégia utilizada para conseguir administrar bem essas questões e evitar que sejam um problema.
“Que razão um cliente teria para ir a uma loja?”
A loja é espaço de socialização, amizade, interação, impressão sensorial, toque e exposição.
Num dos painéis da NRF 2022, maior evento de varejo do mundo, foi feita a seguinte pergunta: “Que razão um cliente teria para ir a uma loja?”.
A pessoa pode não comprar nada, mas numa visita a uma loja, anda por araras, displays, produtos e promoções, ouvindo músicas, sentindo cheiros, tudo que a experiência on-line dificilmente conseguirá proporcionar.
A loja é um ponto de encontro. Quem nunca sentiu falta de uma loja da vizinhança quando ela fecha suas portas pra sempre?
De que forma podemos fazer o consumidor sentir que é gratificante estar numa loja física?
Ela deve estar no centro na experiência do cliente, e é preciso cada vez mais criatividade para atrai-lo e fidelizá-lo.
O que você tem feito de novo em sua loja física?
Confira também: