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5 dicas para vender mais no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados está chegando e, com ele, uma das maiores oportunidades para o comércio. Por figurar como uma das datas mais lucrativas, merece uma atenção a mais na hora de planejar ações e estratégias para atingir o seu público.

Com a recente e ainda cautelosa retomada da economia, é preciso ser extracriativo para entregar uma experiência inesquecível para os clientes apaixonados.

No ano passado, segundo uma pesquisa da Ebit/Nielsen, o Dia dos Namorados registrou um aumento de 24% em relação ao ano de 2018 no faturamento de comércio eletrônico, mesmo com o tíquete médio mais baixo.

Por conta de ainda estarmos vivendo um período de isolamento, as compras efetuadas por meios digitais cresceram ainda mais, fazendo com que lojas apostassem na venda on-line como o caminho para driblar o comércio fechado.

No entanto, essa pode ser uma grande oportunidade para se reinventar, criar novas estratégias e, quem sabe, vender ainda mais.

Medidas de segurança

Desde o dia 1º de junho, o comércio está aos poucos reabrindo as portas para a retomada da economia. O plano foi apresentado pelo Governo do Estado, indicando quais setores abrem e a porcentagem em que isso deve ser feito (você pode conferir o plano de retomada clicando aqui).

Logo, para que sua empresa fique em segurança, algumas medidas de prevenção precisam ser tomadas. Algumas delas são bem simples e básicas, como lavar as mãos com sabão por 20 segundos e ter álcool em gel disponível para funcionários e clientes.

Outras medidas são: usar máscara e ainda manter um distanciamento; abrir janelas e portas para estimular a circulação do ar; e evitar o uso de ar-condicionado, principalmente em ambientes fechados.

Os consumidores estão priorizando ambientes protegidos. Portanto, oferecer um lugar seguro e higienizado pode garantir que suas vendas aumentem e que seus consumidores voltem a comprar de você.

Agora, vamos para as dicas!

5 dicas para vender mais no Dia dos Namorados

1 – Reforce o seu comprometimento nas redes sociais

Ainda não tem uma conta no Instagram ou no Facebook? As redes sociais estão ganhando mais espaço a cada ano que passa e, devido à recente pandemia do coronavírus, tornaram-se os principais canais de comunicação de muitos comércios.

Por conta do isolamento social, as redes sociais tiveram um boom no tempo médio de uso. Segundo uma pesquisa do Google, as pessoas passaram de 3,5 horas diárias para 5 horas diárias nas redes sociais.

Isso quer dizer que o seu consumidor pode estar navegando por lá e até mesmo procurando produtos que você vende. Ter uma presença digital é necessário.

Desde o começo da quarentena, o número de buscas feitas no Google por termos como “vender pela internet”, “vender pelo Instagram”, “vender pelo Facebook” cresceu de forma significante, bem como o termo “comprar pela internet”.

Portanto, reforce os cuidados da sua loja na venda dos seus produtos. Por ser uma data romântica, mostre a seus consumidores que a sua marca está comprometida a não deixar esse momento passar em vão e que, além de estar preocupada com a saúde deles, também quer proporcionar a mesma boa experiência de outras vezes.

2 – Ofereça kits temáticos

Casais existem aos montes e cada um tem suas particularidades. Alguns são mais aventureiros, outros preferem um bom filme e um lugar sossegado… E ainda há os casados, recém-casados, noivos etc.

Tem casal pra todo tipo de produto. Então, que tal oferecer uma experiência única para cada estilo de casal?

Monte kits românticos de acordo com os perfis identificados nos seus clientes que agradem tanto uma quanto a outra parte do casal.

Dá pra colocar produtos mais procurados com aqueles mais difíceis de serem vendidos e até brindes simples, mas que fazem toda a diferença.

Capriche na produção, nas fotos, divulgue nas redes sociais e não se esqueça de sempre responder as pergunta dos seus seguidores.

3 – Atendimento é a chave do sucesso

Imagine que, no Dia dos Namorados, o casal deseja presentear um ao outro, compra o produto desejado e a entrega se atrasa, o produto chega amassado, o entregador é mal-educado…

Basta uma má experiência para transformar um dia romântico em uma dor de cabeça sem fim.

Sabendo disso, personalize e tome um cuidado extra no atendimento ao cliente, desde as respostas nas redes sociais até o atendimento presencial (nas lojas liberadas) e o contato por delivery.

Um bom atendimento, que entenda que essa é uma ocasião especial para os casais, tanto torna o dia ainda mais especial como encanta o cliente e o estimula a comprar novamente da sua loja.

4 – Feche parcerias interessantes

Por que não entregar uma experiência a mais para os seus clientes? 

Para estimular que eles comprem seus produtos, você pode fechar parcerias com outros estabelecimentos. Dessa forma, você amplia o alcance da sua marca e oferta uma jornada de compra mais interessante para o seu cliente.

Aos poucos, a economia vai retomar as atividades, então é importante ter isso em mente na hora de planejar a sua estratégia. Por exemplo: você pode fechar parcerias com salões de beleza, barbearias, hotéis, restaurantes…

Além de estimular o consumidor a aproveitar a ação, você ajuda os demais comerciantes nesse momento importante de recuperação da economia.

Mas cuidado. Essas ações precisam conversar com o seu público. Se o seu produto apela mais para os casais mais velhos, não adianta promover parceria com estabelecimentos que tenham um apelo mais jovem.

5 – Faça um acompanhamento pós-venda

Não é segredo para ninguém que o momento que o mundo está passando é desafiador. Grandes empresas estão tendo dificuldades e as pequenas, ainda mais.

A questão é que, para correr atrás do prejuízo, é preciso ir além do que já era feito. 

O atual momento exige que os comerciantes estejam mais ligados nas necessidades dos consumidores e tenham empatia com a situação deles. Afinal, todos foram afetados.

Por isso o acompanhamento do pós-venda é importante. 

O que acontece é que o foco é direcionado para a venda e o depois vai ficando para trás. Muitas marcas sofrem justamente nessa hora.

Política de troca, acompanhamento, sugestões e outros aspectos do pós-venda precisam ser tão bons quanto a venda em si, senão, todo o esforço da estratégia de venda pode ir por água abaixo, com uma péssima experiência após a compra.

  • Invista em dar atenção ao que o seu cliente precisa, caso o produto apresente falhas;
  • Tenha uma política sólida de devolução e troca de produtos;
  • Faça pesquisas com seus clientes;
  • Mantenha um relacionamento;
  • Ofereça outros produtos, promoções e novidades.

Algumas dessas dicas podem ajudar o comércio a fidelizar o cliente. Mas cuidado: a comunicação feita precisa ser dosada, para não se tornar invasiva.

Esse é o momento de retomada para o comércio de Fortaleza e a CDL está sempre presente para ajudar você, lojista, a crescer cada vez mais. 

Temos diversas soluções para MEI, pequena, média e grande empresa. Se você está procurando uma solução para o seu comércio, clique no banner abaixo e saiba como a CDL de Fortaleza pode lhe ajudar.

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