Tendências da NRF: experiência, tecnologia e sustentabilidade
A NRF Retail’s Big Show é um dos maiores eventos do mundo sobre varejo.
E, a cada edição, são apresentadas novidades que moldam o futuro do setor.
Neste ano, três temas dominaram as discussões: experiência do cliente, tecnologia e sustentabilidade.
Como essas tendências impactam o varejo brasileiro? Como se preparar para essas mudanças?
Neste artigo, exploramos as principais tendências da NRF e como elas podem ser aplicadas no mercado varejista.
Além disso, mostramos como o Cenários do Varejo 2025, que acontece no dia 3 de abril, vai aprofundar esses temas com uma visão 360º do setor.
Índice:
- O que é a NRF e qual a sua importância?
- 1. A nova experiência do cliente
- Personalização e conexão emocional
- Omnicanalidade eficiente
- 2. Tecnologia no varejo
- Inteligência Artificial e automação
- Experiência imersiva com realidade aumentada
- 3. Sustentabilidade como diferencial competitivo
- Economia circular e consumo consciente
- Energias renováveis no varejo
- Cenários do Varejo: o evento que conecta inovação e negócios
- Acesse
O que é a NRF e qual a sua importância?
A NRF Retail’s Big Show acontece anualmente em Nova York e reúne especialistas, executivos e empresas de todo o mundo para discutir as principais questões que envolvem o futuro do varejo.
O evento antecipa tendências e apresenta inovações que impactam o setor globalmente.
Aqui, em Fortaleza, debatemos sobre essas concepções no Cenários do Varejo, trazendo para a realidade do nosso mercado.
>> Confira como foi a última edição do Cenários do Varejo

1. A nova experiência do cliente
Personalização e conexão emocional
O consumidor moderno busca produtos que ofereçam experiências memoráveis.
A personalização impulsionada por dados permite que as marcas entreguem ofertas e conteúdos alinhados aos interesses individuais dos clientes.
Omnicanalidade eficiente
A integração entre lojas físicas, e-commerce e redes sociais é essencial (e não é novidade, né?)
Ferramentas como chatbots e aplicativos personalizados melhoram a experiência do cliente e são aliados no aumento da conversão de vendas.
2. Tecnologia no varejo
Inteligência Artificial e automação
Soluções baseadas em IA ajudam a prever demandas, otimizar estoques e criar interações mais humanizadas com clientes, por meio de assistentes virtuais e recomendação de produtos.
Experiência imersiva com realidade aumentada
A tecnologia está transformando a jornada de compra.
Os clientes já conseguem experimentar produtos virtualmente antes da compra, aumentando a confiança e reduzindo devoluções.
3. Sustentabilidade como diferencial competitivo
Economia circular e consumo consciente
O varejo sustentável está em alta.
Empresas estão investindo em modelos circulares, incentivando a reutilização de produtos e embalagens recicláveis para atender a consumidores cada vez mais conscientes.
Energias renováveis no varejo
Adoção de painéis solares, eficiência energética e redução de emissões de carbono são práticas que reduzem custos e fortalecem a imagem das marcas.
Cenários do Varejo: o evento que conecta inovação e negócios
No dia 3 de abril, a CDL de Fortaleza realiza mais uma edição do Cenários do Varejo, evento que aprofundará as tendências apresentadas na NRF.
O tema desta edição, “Varejo 360º: conectando experiência, tecnologia e sustentabilidade”, trará especialistas para discutir essas transformações e suas aplicações no mercado brasileiro.
Garanta sua participação e fique à frente das mudanças que moldam o futuro do varejo.
As inscrições para o evento abrirão em breve. Acompanhe nossas redes sociais ou, no final do nosso site, inscreva-se na nossa newsletter para saber tudo em primeira mão.