É, já estamos em um novo ano e, mais uma vez, uma nova oportunidade de alavancar seu negócio e conquistar novos patamares.
Todo ano novo é como se fosse uma caixa de surpresas, pois ainda não temos a tecnologia de prever o futuro. Porém, isso não quer dizer que não conseguimos antecipar cenários econômicos, financeiros e até de mercado.
Para quem é empresário e está no dia a dia como dono de um negócio, prever esses cenários não é apenas um plus, mas sim necessário.
Desta forma, o seu planejamento consegue ser mais correto e sem surpresas ao longo do ano, podendo ainda reduzir a carga tributária, custos e otimizar os ativos que a empresa possui.
É neste momento que se para e realiza um balanço de tudo o que foi feito e conquistado ao longo do ano. Elencar pontos de melhoria, entender erros e traçar novas metas, sejam elas pessoais ou profissionais.
Muitas vezes, a saúde de um negócio está diretamente ligada às condições de liderança do empresário. Ou seja, sem uma boa gestão, os erros podem ser maximizados e gerar consequências desastrosas.
Coloque no papel suas vitórias e derrotas
2019 foi um ano bastante turbulento, tanto na política do país com reflexo na economia, mas também no mundo todo.
O Brasil sofreu mudanças significativas que afetou empresas, empresários e colaboradores de forma que alguns ainda se sentem confusos.
Este momento é o ideal para parar um pouco e fazer um passeio pelo ano que passou, colocando no papel os objetivos que foram conquistados e procurando entender qual o caminho para esse resultado ter sido alcançado.
Tudo o que aconteceu no ano que passou pode servir de lição para que este ano, não só evite o erro como consiga reverter erro em vitória.
Do mesmo jeito que as vitórias precisam ser celebradas, os erros precisam ser estudados.
-O que foi feito para levar ao erro?
-O que foi feito para resolver o erro?
-Existiam outras soluções que pudesse resolvê-lo de uma melhor forma?
Estes tipos de perguntas são fundamentais para que o dono de negócio possa enxergar quais setores é preciso realizar ajustes ou até mesmo rever estratégias.
Trace metas e crie objetivos reais
Não se faz um balanço do ano se não houver um desejo de atingir resultados mais ambiciosos.
Após ver o que foi de positivo e de negativo, fica mais fácil enxergar o todo e determinar metas reais, baseadas em dados.
Com objetivos bem traçados, as estratégias são melhores elaboradas e, desta forma, você aumenta as chances de refletir na sua empresa, os melhores hábitos e um espírito de equipe mais bem elaborado.
Metas não servem apenas pra cobrar, mas para indicar os melhores caminhos para entregar um resultado e servem como régua de comparação, determinando para toda uma equipe os porquês das estratégias serem como são.
Planeje, construa, crie estratégias que casem com seus objetivos e com metas reais, baseadas nos dados coletados nos resultados dos anos anteriores.
Principalmente, escolha bem quem você escolhe para estar ao seu lado. As melhores parcerias podem elevar um negócio e render bons frutos, mas parcerias mal planejadas e em um momento inoportuno, podem colocar uma empresa em maus lençóis.