Saiba como adaptar o seu negócio à expansão dos pagamentos digitais

Segundo a Neotrust e a Câmara Brasileira da Economia Digital, o faturamento do comércio on-line e pagamentos digitais no Brasil teve um crescimento de 122%.

Isso tendo em vista o acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2020, em relação ao mesmo período do ano de 2019.

Na fase aguda do isolamento, as pessoas não tinham outra alternativa de compra, se não o pagamento on-line.

No Mercado Livre, por exemplo, foram 8,9 milhões de pessoas que passaram a consumir.

De acordo com pesquisa feita pela Generation Pay40% dos brasileiros usam meios de pagamento digitais.

Foram entrevistados consumidores em diversos países.

O objetivo era entender como diferentes gerações estão fazendo seus pagamentos e gastando seu dinheiro desde o início da pandemia.

Meios de pagamento digital

Cerca de 25% das pessoas já fazem compras via redes sociais, e os cartões de crédito seguem dominantes entre os consumidores de todas as idades.

Na comparação anual, o cartão de crédito saltou 27%, e o aumento mensal foi de 2%.

No Brasil, as carteiras digitais já são utilizadas por praticamente 40% dos consumidores, mostrando claramente o avanço da transformação digital nos pagamentos.

Outra forma bastante utilizada é o boleto. Você oferece essa forma de pagamento tão popular na sua empresa?

É possível emitir o título de cobrança, enviar para o cliente pagar, aguardar a compensação e receber o dinheiro diretamente na sua conta.

O boleto é muito prático e você pode atingir qualquer público oferecendo um meio de pagamento totalmente democrático.

Qualquer pessoa pode pagar por uma compra com boleto, tendo ou não uma conta bancária.

Um estudo da Neotrust em parceria com a Compre & Confie mostra que 30% dos consumidores on-line pagam por suas compras com boleto bancário.

Antigamente, era preciso ir até o banco, caixa eletrônico ou casa lotérica para pagar um boleto.

Expansão dos pagamentos digitais

Hoje, já é possível fazer o pagamento 100% on-line com o internet banking, app do banco ou carteira digital.

Precisamos falar também sobre a mais moderna e revolucionária forma de pagamento que já está dominando boa parte do mercado financeiro: ele mesmo, o pix.

A ferramenta de transferências e pagamentos instantâneos foi desenvolvida e lançada pelo Banco Central (BC).

Ela cresce rapidamente como alternativa de pagamentos entre empresas e de pessoas para empresas.

De acordo com o BC, o mecanismo já conta com 6 milhões de empresas cadastradas.

Há também uma forma de pagamento liberada recentemente, o WhatsApp Pay, que possibilita transferir dinheiro diretamente pelo aplicativo.

Ela tem sido bem recebida pelos consumidores, apesar de 78% dos brasileiros ainda se sentirem inseguros.

Eles têm receio em utilizar o WhatsApp para efetuar algum pagamento por medo do compartilhamento dos seus dados pessoais.

Praticidade e conveniência são duas das mais citadas qualidades de efetuar o pagamento on-line.

Enquanto a insegurança é apontada como uma das maiores preocupações em se adaptar a determinados métodos.

Certificação Digital SPC

Você confia totalmente nas operações realizadas eletronicamente no seu negócio?

Pesando nisso, a CDL de Fortaleza, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) do Ceará, oferece a Certificação Digital SPC.

É um serviço que possibilita fazer transações virtuais com mais comodidade e segurança.

O Certificado Digital SPC é um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de pessoas físicas e empresas.

Ele assegura também as transações on-line e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados com validade jurídicas.

Ele permite que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade.

Além disso, é possível assinar documentos, consultar o Imposto de Renda, acessar os serviços da Receita Federal e muitas outras movimentações.

Para conhecer mais sobre as operações e contratar o serviço, entre em contato aqui no site da CDL de Fortaleza ou no do SPC Brasil.

Leve mais segurança para os pagamentos digitais do seu negócio.

Confira também:

·       Seja um Associado CDL de Fortaleza