Clicky

Vendas de Natal. Como preparar o seu comércio para a data

Então é Natal e o que você fez? Já preparou o seu comércio para as vendas de Natal?

A data natalina é um dos dias mais importantes em quase todo o mundo e uma tradição que dificilmente será esquecida.

É aquele momento em que a família se reúne para compartilhar momentos, dividir histórias, promover reencontros e presentear uns aos outros.

Nas demais datas comemorativas, como Dia dos Pais, Dia das Mães e dos Namorados, o foco é, basicamente, em um perfil exclusivo de consumidor. Ou seja, você compra presentes para a mãe, vó, sogra ou o pai, vô ou sogro.

O clima natalino faz com que consumidores queiram presentear toda a família, que por sua vez, diversificam as compras, gerando um enorme potencial de vendas para o comércio local.

É sobre isso que vamos falar e também sobre como você pode preparar a sua loja para que as vendas de Natal batam todos os recordes.

Encante o consumidor com a sua vitrine

O que seria das campanhas de Natal sem o apelo visual que a data proporciona? Isso é tão levado a sério em alguns lugares que existem até competições.

Em Nova York, por exemplo, as pessoas esperam o ano todo as lojas do centro da cidade revelarem seus projetos de vitrine e esperam por horas em filas no frio do inverno.

Embora no Brasil não seja tão apelativo assim, as cidades e seus bairros se esforçam para deixar os ambientes mais convidativos e dar a cara do espírito natalino.

O exemplo disso é o Natal de Luz, evento da CDL de Fortaleza, que decora todo o Centro de Fortaleza com temas natalinos, recheados com luzes temáticas, Papai Noel e atrações para a família.

Por isso, é bastante válido que a sua vitrine não apenas acompanhe as comemorações como se destaque das demais.

  • O que você pode fazer de diferente na sua vitrine?
  • O que mais chamou a atenção no ano anterior que pode ser replicado neste ano?
  • O que os meus vizinhos estão planejando fazer?

Fazendo esses questionamentos, fica mais fácil encontrar elementos que te diferenciem dos demais concorrentes e faça com que sua vitrine ganhe destaque e atraia mais consumidores para sua loja.

>>Leia também: Como montar uma vitrine vendedora

Prepare os produtos de forma estratégica

Por não estar voltado para um público específico, o Natal pode servir para qualquer pessoa que queira presentear alguém, homem, mulher, criança…

Mas, ainda assim, o Natal é uma das datas mais emotivas e das que mais evocam o sentimento familiar e, portanto, os presentes têm um tom bastante íntimo.

Pensando dessa forma, separe aqueles produtos que são mais apelativos nesses casos e oferte condições de pagamentos diferenciados ou até mesmo descontos.

Para quem trabalha com serviços, encantar o seu cliente no momento do atendimento é fundamental para que a experiência dele seja inesquecível.

Oferte vouchers para ele indicar a um amigo, descontos exclusivos e até mesmo acesso a serviços mais caros com descontos ou quem sabe até de graça.

Uma excelente estratégia para diminuir custos e maximizar a atração de clientes é fechar parcerias que possam criar uma oferta irresistível.

Por exemplo: uma barbearia fechar parceria com um bar esportivo. Dessa forma, o cliente que fizer barba e cabelo, ganha desconto nas bebidas no bar em questão. Ou, quem frequentar o bar em determinado dia, ganha desconto na barba e cabelo.

Esse tipo de estratégia reforça as duas marcas, conquista novos consumidores e fideliza os clientes.

Realmente se diferencie no atendimento

O Natal não é apenas “mais uma data”, mas uma das datas mais importantes do ano. É a época em que as pessoas refletem sobre valores, família e querem comunicar isso através de presentes.

No momento que o seu cliente quer dedicar um presente para alguém querido, ele espera que tudo o que ele sente por ela, possa ser traduzido através do seu produto.

Com isso em mente, por que não tornar a compra uma parte do presente natalino?

Crie estratégias de atendimento ao cliente diferenciadas, o seu comércio pode fazer com que esse ato simples se transforme em algo grandioso e com um significado importante e carinhoso.

Analise bem o seu público-alvo, o que pode agradá-los e pense como se fosse você fosse o consumidor.

>>Leia também: 5 regras de ouro para um bom atendimento ao cliente.

Reforce o time

Final de ano é uma correria. Cidades inteiras crescem em número de habitantes apenas com os que visitam a casa dos pais e avós.

Esse movimento reflete diretamente no comércio local.

São restaurantes que precisam atender a maior demanda de famílias inteiras que querem jantar todos juntos, padarias que precisam preparar a ceia de Natal e lojas que precisam atender a demanda crescente de consumidores procurando o presente ideal.

Por isso, é preciso ter pessoas qualificadas que possam dar conta da alta demanda. Se o seu time é enxuto, pense em contratar extras que possam dar o apoio necessário para que tudo ocorra sem maiores dores de cabeça.

>>Leia também: Gestão de equipe. Como ter o melhor time para sua empresa.

Aproveite o Natal

Não adianta criar inúmeras estratégias, encher o estoque, preparar o time, se o próprio espírito natalino não estiver sendo vivido.

Portanto, aproveite também para vivenciar tudo.

Converse com clientes, deseje Feliz Natal, escute as histórias… Em resumo, se interesse pelos seus clientes.

Para ter a cabeça tranquila e não esbarrar em problemas, tenha os parceiros necessários para a sua operação acontecer em perfeita sincronia.

A CDL de Fortaleza oferece soluções em todas as esferas do cotidiano do comércio, seja ele uma loja no centro a um restaurante no shopping.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *