5 vantagens de ter um crediário próprio na sua loja

Pode não ser o método mais popular hoje em dia, mas o crediário próprio é uma alternativa mais do que interessante para você aplicar na sua loja.

É notória a quantidade de bancos que abriram ultimamente, com promessas sedutoras e vários incentivos que fazem os consumidores correrem para abrirem contas.

O que nem todo mundo percebe é que nas entrelinhas se esconde o verdadeiro monstro de todos: os juros altos.

Há um sem número de pessoas que atrasaram algum valor do cartão, seja por descuido ou falta de planejamento. E quem passou por isso, conhece alguém próximo que já esteve nesta situação.

Também há o outro lado da moeda. O das pessoas que optaram por viver sem cartão de crédito e cultivam outros hábitos financeiros.

Então, qual seria a solução encontrada para não perder vendas de pessoas que não possuem cartão de crédito?

A resposta é simples e até um tanto antiga: crediário.

Sim. Ele está vivo e muito bem. Oferecer crediário próprio é uma das muitas soluções que você pode adotar como opção de pagamento.

E, pensando nisso, listamos 5 vantagens de adotar o crediário na sua empresa este ano.

1 – Juros definidos por você

Já se perguntou por que grandes lojas, grandes cadeias de departamento sobrevivem a crises que parecem quebrar todos?

O crediário termina sendo uma solução mais atrativa quando uma pessoa tem o seu poder de compra diminuído, ou seja, quando estourou o limite do cartão.

Claro, ele não é o grande salvador das crises, mas desempenha um papel importante nestes momentos.

Cartões são ligados aos bancos que definem os juros e dessa parte você não tem controle e pode perder uma venda apenas pelo valor final do produto somado aos juros.

No crediário, quem vai determinar os juros será você.

Com um bom estudo do perfil do seu cliente usual, você pode chegar a um número que atraia seus clientes, mas que também traga vantagens para sua loja.

2 – Vida além do carnê

Quem nunca comprou algo e recebeu aquele bloco de boletos para pagar mês a mês? Muito populares, os carnês viram sua fama definhar com a popularidade do uso dos cartões de crédito.

Muitos deixaram até de oferecer em suas lojas pela baixa procura.

Porém, com o empoderamento do consumidor de hoje, o crediário voltou a ter uma importância no comércio. Mas, ele pode tomar outras formas.

Muitas lojas oferecem o carnê e boletos. Mas, existe a opção de ter em seu comércio os cartões private label.

Mas, o que é cartão private label?

Cartão private label é uma modalidade de crédito que a própria empresa cede crédito ao consumidor para que ele consuma exclusivamente em sua marca.

Eles, diferentemente dos cartões conhecidos, que estão vinculados a uma bandeira, não são aceitos em outros estabelecimentos senão o da origem do cartão.

Ele seria uma espécie de carnê eletrônico.

Os cartões private label têm conquistado os lojistas, pois o critério de análise de crédito fica por conta do próprio comércio.

3 – Fidelizar seu cliente

Com um crediário próprio, você pode tornar a experiência com o seu cliente mais próxima e desta forma fidelizá-lo para voltar a comprar em sua loja.

Claro, o risco de inadimplência existe e, para isso, você precisa ter um bom parceiro que forneça à sua loja as ferramentas necessárias para uma análise de crédito eficaz.

Podem ser criadas ações variadas para manter o seu cliente um bom pagador, como descontos no pagamento em dia ou brindes caso ele pague com antecedência.

E, mesmo que ele falte com o pagamento, você pode criar estratégias de cobrança, como enviar um SMS avisando que o dia do pagamento está próximo ou já passou.

4 – Conheça mais o seu cliente através do crediário próprio

Ao ofertar o crediário na sua loja, muito provavelmente, você, lojista, vai querer se proteger.

Desta forma, existem opções como contratar o Serviço de Proteção ao Crédito para entender quem é seu cliente e poder até ofertar mais linhas de crédito no futuro para ele.

No SPC, além de realizar essa análise, você consegue prospectar clientes, deixar sua loja mais segura, realizar pesquisas que podem auxiliar a conduzir ações de marketing mais direcionadas ao seu público-alvo.

Aliás, você pode vender mais com a série de soluções que auxiliam sua loja a alavancar as vendas em qualquer época.

5 – Aumentar as vendas

Quando você tem liberdade de moldar as suas condições de crédito, tudo pode ficar um pouco mais fácil.

Desta forma, você mesmo pode negociar juros, parcelamentos e prazos de acordo com a sua determinação.

Essa liberdade tem impacto direto nas vendas. Principalmente, em períodos de baixo volume de vendas.

Você pode criar condições especiais para quem comprar na sua loja com o seu crediário próprio e ainda criar promoções e até sorteios que contemplem os bons pagadores.

Vender no crediário é bem vantajoso. Com os devidos cuidados, como as melhores ferramentas de análise de crédito ao seu lado, você pode escalar as vendas e criar estratégias para todos os momentos do ano.

Se tudo isso faz sentido para você e ter um crediário na sua loja pode ajudar, cadastre-se agora e consulte um de nossos consultores para vender cada vez mais.