“Diálogos Empresariais” recebe Igor Queiroz Barroso

O jovem empresário falou, no último dia 30 de março, sobre a preparação de um herdeiro no mundo dos negócios.

O primeiro neto de Yolanda Queiroz e um dos sucessores da terceira geração do chanceler Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso participou no último dia 30 de março da segunda edição do projeto “Diálogos Empresariais”. O jovem empresário falou sobre a preparação de um herdeiro no mundo dos negócios.

Muitos devem pensar que foi fácil para Igor Queiroz chegar aonde chegou, mas não. Ele teve que trabalhar, estudar e se dedicar muito aos seus objetivos. “Sou discípulo de John Davis, professor da Universidade de Harvard. Davis fala que as pessoas devem começar trabalhando fora da empresa da família e isso aconteceu comigo. Ele também diz que se deve fazer um MBA fora. Eu fiz. Só depois de oito anos foi que recebi o convite para trabalhar no Grupo”, conta.

Como sócio e diretor de Relacionamento Institucional do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz está à frente de 23 empresas que atuam nos mais diversos segmentos: distribuição GLP (Nacional Gás Butano, Paragás e Brasil Gás); água mineral e bebidas prontas (Água Mineral Indaiá, Indaiá Refrigerante, Citrus, Night Power e Água Mineral Minalba); tinta (Hipercor); eletrodomésticos (Esmaltec); agroindústria (Cascaju, Cashews Royale, Multicarnes, Mel Esperança e Leve Nectar); comunicação (Rádio Verdes Mares, TV Verdes Mares, TV Diário, FM 93, Rádio Recife, Diário do Nordeste e Portal Verdes Mares); e educação (Universidade de Fortaleza – Unifor).

Durante a palestra, o empresário também falou sobre o papel da avó, Yolanda Queiroz, na sua formação pessoal e profissional, e se emocionou. “Ela me ensinou a chegar sempre no horário, a andar elegante, de barba feita. E avisava: chegue no horário e saia no horário. O que você faz depois do expediente é sua vida. Mas enquanto estiver na empresa, a vida e o tempo referem-se a ela. Então, nunca houve confusão na minha cabeça. Por isso, foco e disciplina são fundamentais”, comenta.

Questionado sobre as dificuldades que o Brasil enfrenta atualmente, ele foi enfático. Assista!

O convidado

Igor Queiroz Barroso é sócio e diretor de Relacionamento Institucional do Grupo Edson Queiroz, presidente da Junior Achievement do Ceará e do Instituto Myra Eliane. Atuou como diretor do Sistema Verdes Mares de Comunicação e do Centro de Serviços Compartilhados do Grupo Edson Queiroz. Também foi gerente de Planejamento e Produção da Esmaltec S/A.

É mestrando em Ciências Políticas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa, em Portugal. Possui título do ONE MBA – Global Executive Program, com aulas presenciais em Universidades localizadas na Europa (Holanda e Turquia), América Latina (Brasil e México) e Ásia (China e Índia).

Diálogos Empresariais

Realizado pela Faculdade CDL, CDL de Fortaleza e CDL Jovem, o projeto “Diálogos Empresariais”, que teve início em 2016, já recebeu grandes nomes do empresariado cearense, como o saudoso Ivens Dias Branco, além de Tasso Jereissati, Pio Rodrigues, Ednilton Soárez, Deusmar Queirós, entre outros.

O objetivo do projeto, segundo o presidente da CDL de Fortaleza, Severino Neto, é mostrar a importância do mercado atual com reflexo no passado construído por empresários que – à época – sem ferramentas inovadoras, mas com visão futurística e práticas bem-sucedidas, conseguiram vencer e hoje são exemplos para os que pretendem entrar no ramo empresarial.

Lançamento de livro

A obra que conta os cases de sucesso de cada participante do projeto Diálogos Empresariais de 2016 será lançada no próximo dia 19 de abril. O governador do Ceará, Camilo Santana, estará presente ao evento. Por sua vez, o livro “Diálogos Empresariais: memórias e lições de vida de grandes líderes” ficará disponível na biblioteca da Faculdade CDL. As histórias dos convidados deste ano corrente serão publicadas em 2018.