UNECS celebra os trabalhos da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo

Com a presença do presidente da República, almoço marca as conquistas do grupo e destaca a importância das reformas que estão em curso.

Os presidentes das sete entidades que compõem a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) promoveram um almoço de trabalho com os membros da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE). O evento aconteceu hoje (29), em Brasília.

O almoço contou com a presença do presidente da República, Michel Temer e foi prestigiado por pelo menos 56 parlamentares.

O evento foi acompanhado ainda pelos ministros Antonio Imbassahy, da Secretaria de Governo da Presidência da República; Torquato Jardim, do Ministério da Justiça; Ronaldo Nogueira, do Ministério do Trabalho, além do presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos.

O coordenador da UNECS e presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, destacou a importância do grupo de entidades que representa 15% do PIB nacional e 20% dos empregos formais no país.

“Não há nada mais importante do que criar novas oportunidades de emprego e a estabilidade econômica. Por isso, assumimos com o Planalto o compromisso de apoiar as reformas estruturantes, principalmente a da Previdência, que não é só do governo, mas também do Brasil”, declarou Pinheiro.

Em sua fala, o presidente Michel Temer destacou a disposição do governo para o diálogo. “A palavra que foi o norte do nosso governo é ‘diálogo’. Primeiro com o Congresso Nacional e depois com a sociedade. E é o diálogo que nos permitiu avançar nas reformas, um diálogo fértil com a sociedade brasileira, pautado pelas nossas convicções”, ressaltou Temer.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu a necessidade de continuar com as reformas no país e afirmou que as mudanças que estão em curso tem o objetivo claro de trazer condições de gerar crescimento e empregos.

Maia destacou que é preciso continuar os avanços e reforçou a necessidade de mobilização pela Reforma da Previdência, defendendo que a sua aprovação irá atacar a desigualdade no país.

“A previdência é um obstáculo que limita o nosso país e limita o crescimento das nossas famílias. A reforma vai garantir mais recursos para uma educação de maior qualidade, para uma saúde com mais qualidade e tenho certeza que nós teremos sucesso na sua aprovação”, declarou.

Conquistas e avanços

No evento, o deputado federal Efraim Filho foi apresentado como o novo presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE).

Em seu discurso, o deputado afirmou alinhamento e continuidade dos trabalhos em conjunto com a UNECS e declarou seu compromisso com as demandas do setor de comércio e serviços. “Para que o Brasil volte a crescer de forma sustentável é preciso ter coragem para agir. Teremos essa postura, essa coragem e, junto com a UNECS, continuaremos a trabalhar na condução das medidas que o Brasil precisa”, discursou.

Ao se despedir da sua atuação como presidente da frente parlamentar, o deputado federal Rogério Marinho destacou as principais conquistas do grupo. Entre elas estão o programa Crescer sem Medo e projetos como a regulamentação da gorjeta, a lei da terceirização, a diferenciação de preços de acordo com o meio de pagamento, o reconhecimento de supermercados como atividade essencial e a aprovação da Reforma Trabalhista.

De acordo com Marinho, desde sua criação, a Frente monitorou 10.895 proposições legislativas em tramitação no Congresso Nacional que dizem respeito ao setor.

Destacou ainda a representatividade alcançada com os trabalhos da Frente e reforçou a importância do setor de comércio e serviços para a geração de empregos no país.

“Estamos em um momento ímpar, as oportunidades aí estão. A pauta das reformas não é desse governo, é uma pauta de Estado, da nação e é nossa responsabilidade para com o país. Hoje, aqui nesse evento, estamos de fato congraçando o Executivo, Legislativo e os empresários. A frente só teve sucesso com o apoio do parlamento brasileiro às demandas do setor”, declarou.

Encontro no Palácio do Planalto

No mesmo dia, pela manhã, os presidentes das entidades que compõem a UNECS e o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif, tiveram uma reunião de trabalho com o presidente da República Michel Temer.

Durante o encontro no Palácio do Planalto, foram discutidos os avanços que do Governo Federal em prol de um ambiente favorável para o setor de comércio e serviços, como as medidas macroeconômicas que trouxeram estabilidade e redução da taxa de juros, favorecendo o curso da economia.

A UNECS se comprometeu a apoiar as reformas estruturadoras para consolidar as expectativas de retomada do crescimento em 2018. Além disso, se manifestou em favor de uma discussão sobre a reforma da previdência, reconhecendo que essa é uma agenda inadiável.