Clicky

Neve na Praça do Ferreira?

É isso mesmo! Em um dos períodos mais quentes do ano, vai nevar na Praça do Ferreira durante a chegada do Papai Noel na abertura da 21ª edição do Ceará Natal de Luz, que acontece dia 17 de novembro.

O anúncio foi feito ontem, 07, durante café da manhã para a imprensa. O evento é realizado todo ano pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza.

O Ceará Natal de Luz, que começa a partir das 16 horas do dia 17 de novembro, contará com a apresentação do tradicional Coral de Luz. 130 crianças e adolescentes irão entoar canções e hinos natalinos das sacadas do Hotel Excelsior. 60 mil pessoas são esperadas no local.

Para fechar a noite, o cantor e compositor Jorge Vercillo sobe ao palco para cantar seus maiores sucessos. Esta será a segunda vez que o cantor irá apresentar-se no Natal de Luz. Jorge Vercillo já havia participado em 2008.

“Dezembro é o mês mais quente do ano e teremos neve na Praça do Ferreira. É um produto que as crianças adoram, vai ser um grande show, grande espetáculo, não podemos esquecer do Vercillo, que tem muitos fãs em Fortaleza e será um grande show”, acredita Assis Cavalcante, coordenador do Ceará Natal de Luz.

Para este ano, o Natal de Luz traz como lema “Cuidar e preservar a vida”. O objetivo é conscientizar e reforçar sobre a preservação do meio ambiente e do bioma predominante no Ceará, que é a Caatinga. Pela falta de atenção necessária, o estado tem sido castigado com a estiagem durante cinco anos consecutivos, portanto a água será o símbolo principal este ano.

As tradicionais árvores de Natal, com 36 metros de altura cada e localizadas na Praça do Ferreira e na Praça Portugal, foram montadas com material de lycra toda na cor branca e ganham iluminação e efeitos que representam uma cascata de água. A decoração de ruas e prédios vai ilustrar a narrativa do Evangelho inspirada no lema.

O artista plástico e cartunista Mino Castelo Branco assina novamente a decoração, que poderá ser vista na Avenida Monsenhor Tabosa, Paço Municipal, Palácio da Abolição, Centro de Eventos e Estoril, além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), CDL de Fortaleza, Federação das CDLs do Ceará, Unifor e Centro Cultural Banco do Nordeste.

Segundo Cavalcante, além de promover o fortalecimento da tradição que já dura 21 anos, o evento também “traz o fomento da economia e o aquecimento das vendas”.

Responsabilidade Social

Desde 2007, a campanha pelo verde vem sendo executada em todas as edições do Natal de Luz. Em 2017, a previsão é distribuir 120 mil mudas de árvores frutíferas e medicinais. As mudas podem ser trocadas por garrafas pets na Praça do Ferreira. Mas atenção: as trocas só começarão na semana seguinte ao show de abertura.

Operação Centro Seguro

Para a realização plena do evento, a Polícia Militar vai mobilizar um total de 264 policiais militares para a Operação Centro Seguro. Segundo o assessor de Desenvolvimento da Polícia Militar, Coronel Jano, a operação se estenderá de 17 de novembro a 17 de janeiro, quando o comércio ainda está movimentado.

O Corpo de Bombeiros também estará presente nos dias de eventos com uma viatura e uma ambulância para prestar assistência aos participantes. A Guarda Municipal ainda disponibilizará 966 agentes específicos para a programação.

Outras atividades

Ainda na Praça do Ferreira, além do Coral de Luz, os fortalezenses e turistas poderão conferir nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, no Cineteatro São Luiz, espetáculos de música com o maestro Poty Fontenele, de dança com o grupo Edisca e teatro com a companhia Blitz Intervenções.

Na Praça Portugal, a partir de 26 de novembro e nos três primeiros fins de semana de dezembro, terá atrações artístico-culturais, orquestras, tenores, concertos de Natal e muito entretenimento, aos sábados e domingos, a partir das 16 horas.

Também haverá a segunda edição do Passeio Ciclístico com o Papai Noel, no dia 03 de dezembro, saindo da Praça da Imprensa em direção à Praça Portugal, às 06h30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *