Lojista do Ano: Gerardo Bastos Filho receberá homenagem do comércio

Atualizado em 29/11/2017 às 11:43

O presidente do Centro Automotivo Gerardo Bastos receberá o Troféu Iracema em uma cerimônia no próximo dia 14 de dezembro.

O empresário Gerardo Bastos Filho, presidente do Centro Automotivo Gerardo Bastos, foi o nome escolhido para receber o Troféu Iracema. O anúncio foi feito no último dia 09 de outubro pelo presidente da CDL de Fortaleza, Severino Neto, durante reunião de diretoria.

Para Gerardo Bastos Filho, “é uma grande honra receber o reconhecimento”. “É um prêmio muito bacana. A gente se sente lisonjeado por ser reconhecido dessa forma, escolhido por outros empresários, que fazem uma avaliação rigorosa e têm critérios justos”, destaca.

“O que eu posso dizer é que, em 50 anos, nós nos dedicamos a nossa clientela. Nós prezamos o consumidor e esta é uma parte muito importante para estabelecer uma história”, avalia Gerardo Bastos Filho. O empresário assumiu em 2013, sucedendo o pai, Gerardo Gusmão Bastos.

Trajetória

A Gerardo Bastos, revendedora oficial Pirelli, é genuinamente cearense e referência nacional no mercado de pneus. Há exatamente 50 anos escutamos o seu slogan marcante: “onde um pneu é um pneu”.

O Sr. Gerardo Bastos e o seu sucessor, Gerardo Bastos Filho, durante inauguração da sexta filial no bairro Parangaba

A história da empresa está intimamente ligada à trajetória empresarial do Sr. Gerardo Bastos. Em 1938, com apenas 12 anos, ele conseguiu uma autorização dos pais e começou a trabalhar em uma casa de peças. Durante 27 anos, trabalhou no mesmo local, onde ganhou muita experiência.

Em 1967, deu a partida em um grande empreendimento: inaugurou a primeira loja, localizada no centro de Fortaleza, em um prédio alugado na Avenida Tristão Gonçalves. Quando iniciou suas atividades, a Gerardo Bastos contava apenas com sete funcionários.

Hoje, tendo a frente o sucessor, Gerardo Bastos Filho, a empresa possui, além da matriz na Rua Princesa Isabel, outras seis filiais em Fortaleza: nas Avenidas Antônio Sales, Barão de Studart, Rogaciano Leite, Doutor Silas Munguba, Frei Cirilo e Desembargador Lauro Nogueira (no RioMar Fortaleza). Há ainda uma em Maracanaú, localizada na Avenida Quarto Anel Viário.

Sobre a comenda

O Troféu Iracema foi instituído pela CDL de Fortaleza em 1978 com a finalidade de reconhecer o esforço desenvolvido pelo empresário varejista de Fortaleza.

Prestigiado por empresários, autoridades e formadores de opinião do Estado, a comenda homenageia o Lojista do Ano escolhido pelos associados e presidentes de entidades de classe ligadas ao segmento comercial.

O processo de eleição é feito via internet. Os cinco primeiros lugares são indicados para votação da diretoria que, de forma secreta, elege um dos nomes para receber o Troféu Iracema.

A escolha é feita levando-se em conta os seguintes aspectos: pioneirismo, tradição, visão empresarial, desenvolvimento e expansão do negócio, imagem comunitária e social do empresário e integração nos eventos lojistas.

Nos últimos cinco anos, já foram agraciados com a maior comenda do comércio cearense os empresários lojistas: Francisco da Silva Albuquerque (Baby Center – 2012); Francisco de Assis Costa Cavalcante (Óticas Visão – 2013); Antonio José de Freitas Mello (Normatel – 2014); Livio Parente Cesar (Casa Parente – 2015) e Francisco Lavanery de Sampaio Wanderley (Apiguana – 2016).