Clóvis Rolim Neto recebe Troféu Iracema, maior comenda do comércio cearense

Eleito Lojista do Ano pela CDL de Fortaleza, o jovem empresário comanda a Casa Pio, uma das maiores redes do setor calçadista no Brasil, que em 2018 completa 90 anos.

Clóvis Rolim Neto iniciou sua vida profissional aos 18 anos como estagiário no Centro de Distribuição da Casa Pio Calçados.

Passou ainda por todos os departamentos do escritório, e pela subgerência da maior loja, até chegar ao atual cargo: o de diretor comercial.

Hoje, com apenas 38 anos, ele revela: “foram anos desafiadores, mas vencidos com a paixão que tenho por meu trabalho e com o apoio fundamental da minha família”. Clóvis Neto é casado com Monique Rolim e tem dois filhos: Clóvis, de 10 anos, e Maria Cecília, de 7.

Durante seu discurso, o empresário se disse grato à CDL de Fortaleza por estar recebendo o maior reconhecimento do comércio cearense. Segundo ele, a indicação é um grande incentivo às novas gerações do comércio de Fortaleza.

“Meu sentimento, desde o primeiro instante em que soube que meu nome tinha sido escolhido para Lojista do Ano, é uma mescla de orgulho e de uma grande responsabilidade de estar seguindo o legado deixado ao longo de 90 anos, por meio do meu bisavô: Pio Rodrigues”.

Sobre o futuro, ele assegura: “os desafios continuam. Todos os dias temos a responsabilidade de renovar a Casa Pio para estar sempre na moda. Para ser sempre uma vitrine de lançamentos e das últimas tendências do mercado calçadista”.

Clóvis Rolim Neto discursa após receber o Troféu Iracema das mãos do presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante.

O empresário conta ainda que a Casa Pio evoluiu tanto na concepção de layout de loja e na distribuição de produtos, com a construção de um moderno Centro de Distribuição, como no relacionamento com os clientes, desenvolvendo o aplicativo do Pa, Pé, Pio – a famosa campanha da empresa que virou um case da publicidade cearense.

Esta é a quarta vez que um empresário da família Rolim é eleito Lojista do Ano. Antes de Clóvis Neto, receberam o prêmio: Clóvis Rolim (1980), Pio Rodrigues Neto (1987) e Clóvis Rolim Júnior (1994). A eleição de Clóvis Neto coincide com a celebração dos 90 anos da Casa Pio.

Veja como funciona o processo de eleição do Lojista do Ano

A Casa Pio

A Casa Pio foi fundada em 1º de janeiro de 1928 na Rua Major Facundo, 242. A primeira loja foi inaugurada por Pio Rodrigues, fruto de sua experiência com empresas do setor.

A Casa Pio em 12 de março de 1976

A caminhada, que em 2018 completa 90 anos, prosseguiu pelas mãos do empresário Clóvis Rolim, que assumiu a direção em 1975, juntamente com sua esposa Edyr Rolim.

Hoje, comandada por Clóvis Neto, a Casa Pio é referência na venda de calçados, bolsas e acessórios. E ainda: é uma das maiores redes do setor no Brasil, com presença nos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba com 42 lojas: 24 em Fortaleza, 10 em Recife e 8 em João Pessoa.

Sobre a comenda

O Troféu Iracema foi instituído pela CDL de Fortaleza em 1978. Tem a finalidade de reconhecer o esforço desenvolvido pelo empresário varejista de Fortaleza.

Prestigiada por empresários, autoridades e formadores de opinião do Estado, a comenda homenageia o Lojista do Ano escolhido pelos associados e presidentes de entidades de classe ligadas ao segmento comercial.

O processo de eleição é feito via internet. Os cinco primeiros lugares são indicados para votação da diretoria que, de forma secreta, elege um dos nomes para receber o Troféu Iracema.

A escolha é feita levando-se em conta os seguintes aspectos: pioneirismo, tradição, visão empresarial, desenvolvimento e expansão do negócio, imagem comunitária e social do empresário e integração nos eventos lojistas.

Agraciados com o Troféu Iracema

Nos últimos cinco anos, já foram agraciados com a maior comenda do comércio cearense os seguintes empresários lojistas: Francisco de Assis Costa Cavalcante (Óticas Visão – 2013); Antonio José de Freitas Mello (Normatel – 2014); Lívio Parente Cesar (Casa Parente – 2015); Francisco Lavanery de Sampaio Wanderley (Apiguana – 2016) e Gerardo Bastos Filho (Centro Automotivo Gerardo Bastos – 2017).