Clicky

CDL de Fortaleza elege seu novo presidente

Na tarde desta segunda-feira (16/10), a CDL de Fortaleza elegeu sua nova diretoria. Assis Cavalcante, das Óticas Visão, é o novo presidente da entidade para o triênio 2018/2020.

Atualização em 16/10/17 às 16:11

Ele vai suceder o empresário Severino Ramalho Neto, dono da rede de supermercados Mercadinhos São Luiz. Honório Pinheiro, diretor-presidente do Pinheiro Supermercado e atual presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), assumirá a 1ª vice-presidência. E Jamila Araújo, da Casa dos Relojoeiros e atual presidente da CDL Jovem, atuará na 2ª vice-presidência.

Jamila Araújo é a primeira mulher a assumir um cargo de liderança na CDL de Fortaleza. Dentre os desafios da nova diretoria, está o de impulsionar o fortalecimento do comércio no processo de retomada da economia.

Assis Cavalcante tem mais de 40 anos de experiência no varejo. Dono das Óticas Visão, rede de 23 lojas, sendo 12 delas no Centro, ele ocupa atualmente o cargo de presidente da Ação Novo Centro. Nos últimos anos, Assis Cavalcante também liderou os preparativos do Ceará Natal de Luz, atuando na coordenadoria do evento.

O presidente atual da CDL, Severino Neto, preferiu não disputar a reeleição. O balanço dele é de que já deixou o seu legado com conquistas importantes para o setor, como a flexibilização do horário do comércio.

A CDL de Fortaleza vem com uma sucessão de presidentes cujos projetos são mantidos, dando uma unidade às ações do setor e projeção nacional a suas lideranças. Assista ao vídeo do novo presidente eleito, Assis Cavalcante.

Cavalcante também comentou sobre o Centro de Fortaleza.

“Farei dessa gestão, juntamente com a diretoria, que eu prezo muito, uma gestão calcada no respeito, na dignidade e na cordialidade. Eu serei presidente da CDL do município de Fortaleza, mas certamente meu coração estará na Praça do Ferreira. Nós vamos fazer um trabalho voltado para o comércio de Fortaleza, mas no Centro da cidade estarão, com certeza, meus olhos lá fincados”, afirmou.

Novas lideranças, novos desafios

A mudança de cargo na CDL acontece em momento de mudanças nas relações de trabalho. Em novembro, entra em vigor a reforma trabalhista. Além disso, tramita na Câmara Municipal de Fortaleza projeto para flexibilizar horário de funcionamento do comércio local.

Pela proposta, nas Zonas Especiais de Dinamização Urbanística e Socioeconômica (Zedus) da Cidade, incluindo o Centro, nos locais distantes em até um quilômetro da orla marítima e nos supermercados, será possível o funcionamento 24 horas. As lojas que estiverem distantes até 1 km de shopping centers serão autorizadas a funcionar de 8 até meia-noite.

“A reforma trabalhista vai trazer mais segurança jurídica para as contratações e com o novo horário de funcionamento do comércio, se o projeto for aprovado, poderemos funcionar até mais tarde e negociar diretamente com os trabalhadores a abertura das lojas aos domingos e feriados”, diz Assis. Para ele, a adesão às novas regras será gradativa.

Ainda não é possível estimar o impacto financeiro destas mudanças, mas ele lembra que um dia de loja fechada em razão de feriado representa 5% do faturamento do mês.

Sinais de melhora

Assis afirma que, apesar da crise ter afetado fortemente o comércio nos últimos dois anos, já é possível enxergar sinais de melhora. Em parte por conta do equilíbrio fiscal e financeiro do Estado e Município, que mantiveram o pagamento do funcionalismo em dia; da liberação dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) inativo; da criatividade do lojista e de estratégias pontuais de reordenamento da Cidade que ajudam a estimular o consumo ativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *