Gestão de pessoas. Como capacitar o seu time

O que um bom líder faz quando sabe que seu time pode melhorar? Muitos escolhem o caminho mais fácil, apenas trocam pessoas, contratando novos colaboradores e, assim, o ciclo não para.

Porém, alguns acreditam que sua equipe possa melhorar o que já é apresentado.

Enxergar um potencial de uma equipe é de extrema importância para a saúde de uma empresa e quem é empresário e gestor sabe a dificuldade de encontrar profissionais qualificados para ocupar setores vitais em sua empresa ou até mesmo para compor um time.

Então, o que fazer quando se quer melhores resultados da sua equipe? Investir em capacitação ou apenas trocar pessoas?

Vantagens da capacitação profissional do seu time

Antes de qualquer coisa, é necessário que sua equipe seja avaliada, levantando quais os pontos a melhorar e os pontos positivos.

Dessa forma, gestores podem traçar um caminho mais ágil para definir qual o melhor plano.

Capacitar um time tem inúmeras vantagens para uma empresa, de curto e longo prazo, como:

• Equipe mais qualificada;
  • Maior produtividade;
  • Equipe mais motivada;
  • Retenção de talentos;
  • Diferencial competitivo.

Funcionários que tem seus talentos reconhecidos, tendem a melhorar suas habilidades e otimizar o senso de equipe e essas melhorias são perceptíveis nos resultados da empresa.

Entenda as motivações

Ter dentro da empresa funcionários desmotivados trazem desvantagens perigosas. Se esses funcionários lidarem com vendas diretas, por exemplo, os riscos são ainda maiores.

Um profissional descontente com seu dia a dia não apenas deixa de entregar resultados como influencia os demais a desmotivar uma equipe inteira.

Mas, antes de apontar culpados, o gestor precisa entender o que levou a essa desmotivação. Entender o que está acontecendo é vital para que os resultados apareçam.

Vale ressaltar que as pessoas têm motivações diferentes e nem sempre o salário, apesar de importante, é um fator decisivo.

Portanto, entender o que move cada profissional é essencial para criar um plano comum que possa englobar as aspirações de todos e assim coletar resultados reais.

Crie plano de cargos e carreiras

A grande maioria dos profissionais entendem sua importância e cultivam suas aspirações. Isso acontece em todas as esferas da hierarquia de uma empresa.

Profissionais de todo tipo e cargos almejam mais reconhecimento, aumento de salário e oportunidades para crescer. Subestimar essa questão é perigoso para uma empresa.

Cultivar profissionais que se sintam à vontade para criar uma carreira dentro da própria empresa, traz vantagens por conhecerem a cultura do negócio de forma profunda, transformando esses profissionais em vendedores naturais da instituição.

Não à toa que grandes empresas de tecnologia como Google e Apple, por exemplo, têm verdadeiros defensores e pessoas que sonham todos os dias em entrar para o corpo de funcionários.

Ter um plano de cargos e carreiras é um passo para tornar seus funcionários mais voltados para resultados. Dessa forma, o profissional se sente desafiado e motivado a alcançar posições maiores.

Não gaste dinheiro com sua equipe. Invista nela

Muitos gestores e empresários ainda não conseguem enxergar o potencial de uma equipe bem capacitada.

Isso acontece muito pela falta de visão e até a desmotivação dos próprios gestores. Porém, investir na capacitação de sua equipe rende frutos extraordinários para empresa.

O primeiro passo é mudar a mentalidade de pensar apenas no gasto. Não se perde dinheiro na capacitação de funcionários, mas sim, investe-se na empresa.

Claro, é preciso investir de forma estratégica e entender as motivações de cada um em relação à empresa e assim, criar oportunidades para que a empresa possa oferecer o caminho para o crescimento do profissional.

Aqui na CDL de Fortaleza, uma empresa que é parceira, tem acesso a palestras gratuitas ao longo do ano com nomes importantes dos setores de vendas, financeiro, marketing, gestão, logística e outras áreas.

Além de descontos exclusivos em cursos da Faculdade CDL.

Os resultados de uma equipe bem capacitada e profissional aparece em todas as esferas de um negócio. Realizado estrategicamente, as chances de atrair mais talentos, reter talentos da casa são muito maiores e impacta positivamente a sua empresa.

Se capacitar o seu time faz sentido para você, clica no banner abaixo, preencha as informações e um consultor de negócios aqui da CDL vai entrar em contato para entender melhor e ajudar a sua empresa a crescer.