Gestão de equipe. Como ter o melhor time para sua empresa

10 entre 10 empresários têm desafios quando se trata de gestão de equipe. Seja falta de motivação, baixas vendas, clima insatisfatório ou até mesmo comportamentos nocivos.

O fato é que quando se lida com pessoas não há fórmulas prontas. Cada pessoa é de um jeito e compõe um time de forma diferente.

Mas, um time pode ser estimulado como um todo a ser mais afinado e com mais harmonia.

Trabalhando a liderança

Não dá para falar sobre equipes sem falar da figura do líder. Equipes harmônicas são, muitas vezes, reflexo de lideranças autênticas e bem direcionadas.

Ser um empresário não necessariamente significa ser um bom líder. Passar uma visão clara para sua equipe é essencial para direcionar um time para o sucesso.

Questione coisas como?

– Qual a minha visão para a empresa?

– O que eu espero da minha equipe?

– O que a minha equipe espera de mim?

Trabalhar sempre a boa liderança, reforça canais de comunicação e aproxima todas as pessoas em um objetivo comum e pode ter reais impactos no sucesso da sua empresa.

Antes de tudo, seja um exemplo

Pessoas tendem a seguir modelos. Assim como um grande ídolo, é bastante comum que pessoas enxerguem outros profissionais como referência a se seguir.

Quando existe um bom líder, naturalmente ele poderá ser uma referência de excelência profissional.

Liderar por exemplo é uma excelente forma para motivar equipes.

Por exemplo: se existe um problema em relação a horários, seja sempre pontual. Exigir sem demonstrar exemplo, pode ter o efeito contrário do que se espera.

Escute o seu time

Quantas vezes você realmente ouviu a sua equipe?

Escutar sua equipe não é o mesmo de apenas ouvir pedidos administrativos, mas entender o que o seu time está passando, quais são suas dificuldades, quais sugestões ele tem que possa melhorar os processos da empresa e até um feedback sobre o empresário.

Peter Drucker, professor e consultor administrativo afirma que mais de 60% dos problemas internos das empresas acontecem por falta de comunicação.

Ele ainda afirma que grande parte dos conflitos se origina por falta de comunicação e podem ser resolvidos ao otimizar os canais apropriados.

Então, dedique um tempo para escutar o que sua equipe tem a falar, você pode se surpreender.

>>Leia também: 5 regras de ouro para um bom atendimento ao cliente.

Reconheça esforços

Manter uma equipe engajada pode ser o maior desafio que o empresário enfrenta. Muitas vezes, a própria tarefa é estressante ou cria um senso de rotina muitas vezes desagradável.

Deixar sua equipe altamente motivada é delicado. O que acontece é que as pessoas são motivadas de diferentes formas.

Encontrar um meio termo pode ser a solução. Recompensa financeira é um ótimo recurso, mas não é apenas o único e, embora possa estar satisfeito com os ganhos, se um colaborador não se sentir bem, a recompensa financeira não funcionará.

Uma boa medida é reconhecer esforços (mas de forma saudável). Quando você reconhece um bom desempenho ou uma ideia nova, o funcionário enxerga o papel dele na empresa e se sente parte dela.

Agora, como falado lá em cima, lidere como exemplo. Não adianta esperar um comportamento ou resultados de uma equipe se você mesmo não demonstra ou não pratica tais ações.

Gestão de equipe eficiente

Fazer uma gestão de equipe não é apenas apertar engrenagens. É preciso ouvir, ter empatia, saber escolher, identificar talentos e saber recompensar.

Pessoas são diferentes e precisam ser tratadas de forma única. Um bom gestor que vê indivíduos em uma equipe bem coesa, sai na frente em criar o melhor time para sua empresa.