Clicky

Empresário, chega de estresse!

Saiba como alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional!

O estresse é uma espécie de epidemia que tomou o ambiente de negócios e passou a fazer parte das preocupações cotidianas. Uma pesquisa realizada pela Med-Rio, uma das maiores clínicas de check-up do país, mostra a dimensão do problema no Brasil.

A empresa examinou 25.000 empresários de todo o país com idade entre 30 e 75 anos. Cerca de 70% deles sofrem de altos níveis de estresse – agravado por problemas comportamentais. Segundo o estudo, 80% dos profissionais avaliados têm alimentação desequilibrada, 65% são sedentários, 60% estão acima do peso ideal, 50% consomem bebidas alcoólicas regularmente e 40% fumam.

Celânia Lima é psicóloga, consultora organizacional da área de RH e professora da disciplina de Gestão de Pessoas da Faculdade CDL

Para efeito de comparação, o estresse está para o empresário assim como a dor está para o atleta profissional. Dentro de certos parâmetros, a convivência com ele é quase obrigatória. Para saber como os líderes e empresários podem amenizar o estresse em suas vidas, nós entrevistamos a psicóloga e consultora organizacional da área de RH, Celânia Lima. Confira!

CDL de Fortaleza – Em sua opinião, as lideranças estão conseguindo conviver com o estresse?
Celânia Lima – O estresse faz parte do mundo do trabalho, independente da sua área de atuação, e é uma forte causa de uma série de doenças de fundo emocional. Há profissionais que conseguem conviver com o estresse melhor que outros. Vai depender muito do perfil comportamental. Ex: os líderes com perfil de personalidade mais analítica, práticos e objetivos têm uma probabilidade maior de lidarem melhor com esta tensão, isto porque sua energia pode estar canalizada para a ação. Mas, no comportamento humano, definitivamente, não há regras!

CF – Quais os fatores estressantes que mais prejudicam os líderes?

CL – Atualmente, a pressão pelo atingimento das metas nas organizações, ligada a necessidade de aumento do faturamento, atrelada a uma redução dos custos. Isso tem tirado o sono de muitas lideranças.

CF – Existe uma linha de pensamento que defende que o estresse pode ser benéfico. Você concorda?

CL – Na verdade, seria um nível de ansiedade benéfico. A ansiedade, até determinado nível, pode ser uma agente propulsor no comportamento do profissional, o que faz com que ele saia da zona de conforto em busca de uma rápida resposta.

CF – Em que momento o estresse passa a ser um risco para a pessoa?

CL – No momento em que passa a comprometer a saúde física e mental, acarretando danos na vida pessoal e, também, em sua vida profissional.

CF – Que reflexos isso traz às lideranças, seja no campo profissional ou pessoal?

CL – Pode vir a trazer dificuldades nas relações em todas as esferas da sua vida, além das possíveis doenças de fundo emocional, desde enxaquecas a problemas gastrointestinais.

CF – Líder estressado torna-se sinônimo de time em “alerta vermelho”?

CL – Não obrigatoriamente. A ansiedade, presente no estresse, pode ser benéfica, servindo como mola propulsora para ação. Mas tudo isso em dosagens controladas.

CF – Graças à sua atividade de consultora, você tem a oportunidade de conviver com lideranças de segmentos corporativos diferenciados. Quais as reclamações mais constantes que os líderes manifestam em relação ao estresse?

CL – A falta de tempo para si, para o lazer e para a família. Ficam tão abalados emocionalmente, que já não se permitem momentos de tranquilidade, ou mesmo, de ócio criativo. É como se suas mentes tivessem que estar produzindo a todo o momento e, quando não o fazem, entram num sentimento de improdutividade. Há casos que a pressão interna torna-se demasiadamente grande. Com isso, eles começam a travar, com lentidão no raciocínio e em suas ações.

CF – É possível ser líder e controlar o estresse?

CL – Controlar não é bem a palavra, mas ele pode minimizar os efeitos do estresse conciliando trabalho com outros aspectos importantes da sua vida.

CF – Que conselhos você deixaria para os líderes estressados e que não conseguem lidar com esse problema?

CL – Lembrar que trabalho é somente um ponto da sua vida. Na verdade, tem que se ter tempo para si, para família, vida social, saúde, lazer e vida espiritual. A pergunta que cada um deve se fazer é: “qual o sentido da minha vida? O que me faz feliz?”. Quando tiver esta resposta ficará mais fácil identificar na sua vida, e no seu cotidiano, o que vale realmente a pena. Até que ponto o trabalho é tão importante assim na minha vida para ocupar todo o espaço? O ser humano mentalmente saudável é o que consegue conciliar todos os aspectos da sua vida. O estresse é um dado de realidade do momento em que vivemos. Passar por ele, em alguns momentos, é quase que inevitável. Mas permanecer sempre nele chega a ser uma escolha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *