Conheça as principais fraudes e aprenda como evitá-las

Imagina ter o nome da sua empresa ligada à fraude? Não apenas gera prejuízos financeiros como mancham a reputação de sua marca, prejudicando parcerias, negociações e vendas.

A verdade é que todas os negócios estão sujeitos a passar por isso, em diversas situações.

Para quem lida com vendas diretas, por exemplo, o risco é ainda maior e as chances de ser atingido por pessoas de má fé praticamente dobra.

Para o empresário, é importante sempre estar atento às transações efetuadas por sua empresa, bem como orientar colaboradores a tomarem os devidos cuidados e providências.

Então, conheça as fraudes mais comuns e aprenda como evitá-las.

7,8 milhões de brasileiros vítimas de fraudes

Esse número assustador é resultado de dados levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), juntamente com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Com números como esse, é fácil achar pessoas que tiveram seus negócios lesados por fraudes de todo tipo. Mas, segundo a pesquisa, a fraude mais comum é ainda a clonagem de cartão de crédito, com 41% das ocorrências denunciadas.

É quase impossível evitar algumas fraudes sem ferramentas que auxiliam nesses momentos e, para isso, a CDL de Fortaleza oferta produtos do SPC Brasil para que o dia a dia do seu negócio esteja sempre seguro.

O SPC Avisa monitora as atividades sobre o seu CNPJ e CPF. Qualquer alteração que inclua esses documentos, você é avisado por e-mail e SMS.

Fraudes no Brasil

Existem inúmeras ações de fraudes que são praticadas todos os dias. Infelizmente, o que é possível ser feito é se proteger.

Para quem tem comércio, você pode ser vítima de clientes que efetuam compras com cartão clonado, cheques falsos ou até documentos falsos, como CPF e RG.

Para isso, é muito importante que a empresa esteja resguardada de qualquer margem que proporcione que fraudes aconteçam dessa forma.

Uma das soluções mais buscadas pelo comércio do Brasil todo são os produtos do SPC Brasil que garantem que sua empresa não seja vítima de cheques sem fundo, CPFs falsos e outras documentações que podem prejudicar o seu negócio.

Veja algumas das fraudes que podem acontecer com você e sua empresa:

1 – Roubo de dados

O acesso mais democrático à internet fez com que grande parte da população mundial esteja conectada.

Porém, o resultado disso também é o perigo dos dados estarem vulneráveis se não forem tomadas as devidas precauções.

Além da segurança primária, como antivírus, firewall e criptografias, é importante ter soluções na hora de enviar documentos assinados.

Contratos, documentos e qualquer coisa que precise comprovar a sua identidade física ou jurídica pode garantir a segurança com a Certificação Digital.

2 – Abertura de empresas

Imagina um dia descobrir que existe uma empresa aberta com o seus documentos? É um baita susto que muitos brasileiros passam todos os dias.

E o pior, além da dor de cabeça jurídica, pode ser financeiramente prejudicial para quem não espera uma ação como essa.

Deixar em segurança seus principais documentos pode te salvar de situações como essa e garantir uma idoneidade para que possa empreender sem complicações.

3 – Compra de carros

Comprar um carro parece uma ação bastante simples e, aparentemente, não parece ter complicações.

Porém, muitos brasileiros caem em golpes e adquirem automóveis (principalmente usados) para uso particular ou empresarial com pendências de pagamento, impostos ou até mesmo carros clonados.

Para quem trabalha com revenda de carro, esse passo é ainda mais importante, pois ao adquirir veículos é preciso verificar a situação legal e assegurar de que esteja em perfeito estado.

Para isso, o SPC Brasil dispõe de soluções para isso, como o SPC Auto que, com poucas informações, é possível garantir que:

• Faça negociações com veículos fraudados, roubados e alienados;
  • Identifique a legitimidade dos dados do veículo;
  • Confirma a propriedade de pessoa física e jurídica.

A melhor maneira de evitar fraudes

Pessoas fraudulentas podem se apresentar de qualquer maneira e não dá pra apenas contar com a sorte.

Além de boas práticas na hora de fechar uma venda ou um contrato como checar credenciais, documentos pessoais e jurídicos, é preciso ter à disposição ferramentas que ajudam em situações como essa e deixem sua empresa em segurança.

Parceiros como a CDL de Fortaleza cumprem esse papel e ainda fomentam o sucesso do comércio da cidade. Além de ofertar benefícios e o caminho para os produtos SPC.

Se tudo isso te interessa e faz sentido no seu negócio, converse com um de nossos consultores e entenda como a CDL de Fortaleza pode te ajudar. Clique na imagem abaixo e saiba mais.