Como definir metas e objetivos para você e sua empresa

Todo mês de janeiro é recheado de pessoas fazendo promessas, estabelecendo objetivos. Dos mais loucos e pessoais aos objetivos mais profissionais e palpáveis, boa parte termina desistindo desses objetivos já no segundo mês do ano.

O que acontece é que muitos metem os pés pelas mãos e estabelecem para si objetivos sonhadores e metas inalcançáveis.

Não que eles sejam impossíveis, mas de nada adianta querer expandir um negócio, por exemplo, se ele ainda nem começou a sair do papel.

Para ajudar nessa jornada, trouxemos algumas dicas que servem para qualquer pessoa, tanto no âmbito pessoal como profissional. Ou também para quem quer ter definições mais claras para o seu negócio neste novo ano.

Metas X Objetivos

Sim. Metas e objetivos são duas coisas diferentes e saber o que é cada coisa ajuda bastante no seu caminho para o sucesso (seja ele qual for).

A questão é que os dois sempre estão intimamente ligados. Sem objetivos, é difícil estabelecer metas e sem metas, é quase impossível alcançar objetivos.

Pode parecer confuso, mas quando se entende o que é cada um, fica mais fácil para definir ambos.

Objetivo é quando se tem um propósito de realizar alguma coisa. É como se ele fosse a direção que a sua bússola vai apontar. Por exemplo, abrir uma filial.

Já a meta é o seu objetivo quantificado, como se quebrasse em detalhes o seu objetivo e entregasse números para ser melhor de ser atingido.

Partindo do objetivo abrir uma filial, podemos detalhar como pode ser possível chegar nele. Logo, uma meta poderia ser escrita da seguinte forma: alugar um ponto comercial até o começo do segundo semestre de 2020.

Sabendo onde eu quero chegar, sei agora o que preciso fazer para chegar lá.

Porque isso é importante para você e seu negócio?

É difícil chegar a algum lugar sem saber qual o destino. Quando você estabelece objetivos para si, para sua vida pessoal, profissional ou para sua empresa, todas as suas ações serão voltadas para atingir esse objetivo.

Todo empresário sabe os desafios enfrentados em manter uma empresa funcionando e gerando lucro, contratando os melhores colaboradores e constituindo um futuro.

Quando isso tudo é alinhado a objetivos que, consequentemente, criem metas sólidas, é mais fácil direcionar todas as áreas da empresa para ele.

O Método SMART

Para muitas pessoas, definir metas e objetivos pode ser um desafio quase impossível. Nem sempre a gente sabe o que quer ou apenas não sabemos colocar em palavras.

Para ajudar, existem alguns métodos, como o SMART, acrônimo para eSpecífico, Mensurável, Atingível, Realístico e Temporal.

Esse é um método desenvolvido para ajudar quem queira traçar metas de forma mais didática, praticamente entregando um roteiro para você escrevê-la.

-eSpecífico: Toda meta precisa ser específica. Escreva coisas como “em 1 ano, quero aumentar o número de clientes em 25%”, por exemplo.

-Mensurável: Alcançar uma meta é algo incrível. Logo, ela precisa ser acompanhada. Você precisa saber que para aumentar o número de clientes em 25%, dentro de 1 ano, você precisa aumentar 2,08% todo mês. Acompanhar se a meta está sendo cumprida é essencial.

-Atingível: É ótimo sonhar alto, mas na hora de traçar metas para sua empresa (ou mesmo pra si) é preciso ter os dois pés no chão e pensar racionalmente. Logo, pense em metas que possam ser alcançadas de acordo com a sua realidade atual. Com as ferramentas que tenho hoje, consigo atingir essas metas?

-Realista: Essa meta precisa ser real e reflexo da sua atual situação. Com essa equipe eu consigo alcançar minha meta? Com o investimento de hoje, consigo aumentar em 25% meu número de clientes?

-Temporal: Metas precisam de prazos, logo especifique uma data limite para que sua meta tenha uma validade.

Dessa forma, todos esses aspectos do método SMART servem para conduzir as suas ações para alcançar suas metas e consequentemente, atingir os seus objetivos.

Quem consegue criar objetivos e metas e traçar caminhos para alcançá-los consegue ter mais robustez na gestão do seu negócio, podendo escalar e crescer com solidez.

Nem sempre é fácil fazer isso. Mas, quando se trata de negócios, cada passo é um passo importante para atingir o sucesso desejado.

Se você quer o melhor para o seu negócio, busque os parceiros que melhor agreguem valor a ele. A CDL de Fortaleza está sempre cuidando do comércio local e pode ser a ajuda que você precisava para alavancar a sua empresa.