5 filmes que inspiram o empreendedorismo

Você já imaginou o que é necessário para empreender? Não basta apenas a vontade de fazer acontecer, ter uma ideia e ter um negócio.

Para ser um bom empreendedor tem que aprender com erros, ter uma boa dose de resiliência e ser otimista para continuar e coragem para saber a hora de acabar um projeto e recomeçar.

Pegar inspiração de grandes nomes que começaram pequeno e, aos poucos, cresceram e com eles as empresas que hoje são grandes nomes da economia.

Ouvir a história deles com certeza serve de inspiração para qualquer um, independente do seu ramo ou geolocalização.

E quem não gosta de ouvir uma boa história?

Assistir a um filme é um entretenimento fácil e pode ajudar bastante quem tem o sonho de empreender e está montando um negócio com lições valiosas.

A verdade é que, embora romantizado, dá pra aprender bastante com histórias verdadeiras e ficcionais, ou pelo menos inspirar com ideias e soluções para problemas do cotidiano.

Com isso em mente, separamos x filmes que inspiram o empreendedorismo e podem ajudar você a tocar o seu negócio.

1 – Joy. O nome do sucesso

O primeiro filme é a prova de que grandes ideias vêm de soluções simples para o dia a dia.

O filme conta a história real de Joy Mangano, interpretada aqui por Jennifer Lawrence, uma empreendedora americana que viu na necessidade da rotina de dona de casa o seu sucesso como uma empresária bem sucedida.

Joy é inventora e tem mais de 71 patentes de produtos e o seu grande sucesso foi o Miracle Mop, que hoje é comumente encontrado em supermercados e lojas de utensílios domésticos pelo mundo inteiro.

O filme relaciona bastante os desafios encontrados por ela tanto financeiramente como problemas pessoais e como ela assimilou tudo isso para o empreendedorismo, girando a chave da sua vida, de sua família e gravando seu nome no hall de mulheres empreendedoras de sucesso.

Um filme leve, bom de assistir e que, com certeza, vai dar aquela vontade de ir atrás dos seus sonhos.

2 – Um Bom Ano

Imagina trocar a sua vida como um investidor bem sucedido, mas sem tempo para você por uma vinícola no interior que não produz um bom vinho há um bom tempo?

Essa é a premissa de Um Bom Ano, filme com excelente atuação de Russell Crowe e que conta a história de um investidor de Londres que herda uma grande vinícola do seu tio no interior da França.

Ele é forçado a ficar na propriedade após ser suspenso por seu chefe e acaba lembrando dos momentos em que passou ao lado do tio na fazenda.

O filme fala sobre a ganância sem limites podem acabar com qualquer um e nos apresenta a redenção do personagem que se rende à beleza da propriedade, a vida mais tranquila e pela vontade de continuar o trabalho do seu tio na produção e vinhos.

A história cativa a quem assiste e mostra que problemas que, à primeira vista, podem colocar tudo a perder, na verdade podem ser grandes oportunidades de negócio e realização pessoal.

3 – Forrest Gump – O Contador de Histórias

Um clássico moderno do cinema, ganhador de várias premiações, Forrest Gump nos conta uma história singular de um homem com um Q.I. abaixo da média, mas que obteve grandes conquistas pessoais.

O filme conta a história de Forrest no sul dos EUA e como ele passa ao longo dos anos com grandes acontecimentos, como a Guerra do Vietnã, o grande discurso de Malcolm X, bem como amores e amizades.

Ao longo dos anos, assistimos ao personagem criar vários negócios bem sucedidos e tomar ações que ficam conhecidas por sua perseverança e crença em seus objetivos.

Embora bem ficcional, o filme nos mostra uma valiosa lição de acreditar em si mesmo quando os outros não fazem.

4 – Guerra em 24 horas. Ford x Ferrari

Embora remonte a história da disputa entre duas grandes marcas de carro, a diferença entre o filme Ford vs Ferrari é que este é um documentário e vai além de apenas contar um lado.

O documentário mostra a diferença abissal entre os dois titãs do automobilismo. De um lado, Henry Ford II, CEO da Ford que produz milhões de carros populares e do outro, Enzo Ferrari, ex-piloto e fundador da Ferrari, montadora focada em carros esportivos e exclusivos, cujo objetivo é participar de corridas.

Embora o centro da história seja a corrida e os carros, podemos perceber a grande diferença de gerência das duas marcas. A Ford pragmática, com dados, time de profissionais e a Ferrari com a paixão pelas corridas e a construção artesanal e perfeccionista, mas com um objetivo: vencer as 24 horas de Le Mans.

O documentário não é sobre escolher lados, mas perceber tudo o que envolve o gerenciar de uma empresa, criar estratégias eficazes, comandar times e praticar lideranças.

5 – Julia & Julie

Julia Child foi uma grande personalidade americana. Escritora de livros de gastronomia e apresentadora de TV com programas voltados para a culinária. Ela foi responsável por popularizar a cozinha francesa nos EUA.

O filme conta a história de Julie Powell, uma nova iorquina que decide sair do emprego e criar um blog em que ela faria todo dia uma receita diferente do livro de receitas de Julia Child.

A história conta paralelamente a vida de Julia Child que, aos 40 anos, sempre acompanhando o marido militar pelo mundo, resolve entrar para a renomada escola de gastronomia, Le Cordon Bleu.

O filme mostra o paralelo entre as duas mulheres em tempos diferentes, como Julia Child superando sua inabilidade e seu jeito atrapalhado para se tornar uma das maiores apresentadoras de TV dos EUA e Julie Powell que abandona tudo para se aventurar em um empreendimento pessoal.

Divertido e emocionante, o filme nos mostra que não existe idade para começar novos projetos e que se tem algo que você acredita que é bom, vale a pena tentar.

São lições valiosas que inspiram empreendedores todos os dias. Embora muitas vezes bem fantasiosas, esses personagens sempre tem algo a nos dizer e nos mostrar.