Clicky

A alta carga tributária no Brasil

É possível imaginar um Brasil com o mesmo nível de serviços públicos de educação, saúde, segurança e infraestrutura, como em países como Suíça, Japão, Alemanha, Reino Unido e Canadá? Saiba que os impostos que pagamos deveriam gerar frutos à sociedade.

Jamila Araújo, presidente da CDL Jovem de Fortaleza
Jamila Araújo, presidente da CDL Jovem de Fortaleza

No Brasil, a carga tributária já consome mais de 40% da renda das pessoas. Até 31 de maio, foram mais de R$ 1 trilhão arrecadados em tributos, fora o que precisamos pagar à iniciativa privada para termos mais qualidade de vida. Ou seja: indiretamente, somos bitributados.

Em 2017, o brasileiro já trabalhou 153 dias, o que equivale a cinco meses, apenas para arcar com suas obrigações tributárias. Isso é o dobro do cobrado na década de 1970. E não tenham dúvidas: aumentará com o passar dos anos. 153 dias! Isso é mais do que se trabalha nos países acima citados. E é justo o que a população tem de retorno com o tamanho do peso tributário? Não! O Brasil é o 15º país com maior carga tributária e um dos piores em retornos de serviços públicos.

1º de junho foi o Dia de Liberdade dos Impostos (DLI), ação de conscientização da alta carga tributária no Brasil e o baixo retorno dos impostos. Foram mais de 12 estados e o Distrito Federal realizando, simultaneamente, ações diversas em prol desta campanha idealizada pela CDL Jovem Nacional.

Milhares de descontos foram dados, proporcionais ao valor do imposto sobre o produto ou serviços. Foi a maneira encontrada para que visivelmente percebamos o que pagamos de impostos. Em Fortaleza, a CDL Jovem realizou a ação com o Ceará Moda Shopping.

Jamila Araújo – Presidente da CDL Jovem de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *