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Venda mais com Facebook. 7 boas práticas para alavancar o seu negócio

Olhe para o lado e conte quantas pessoas estão grudadas no celular navegando pelas redes sociais. Pode ser um colega, um funcionário, esposa, marido…

A verdade é que as redes sociais, como o Facebook, fazem parte cada vez mais da nossa rotina e exigem cada vez mais a nossa atenção.

Só para se ter uma ideia, o Facebook completou, neste ano, 15 anos e uma marca de 2,3 bilhões de usuários na plataforma.

São bilhões de comentários, compartilhamentos, curtidas e pessoas seguindo páginas das marcas que elas mais adoram.

E é nesse momento que a sua empresa pode pegar um pedacinho.

Sim. Colocar a sua empresa nas redes sociais não é mais o “plus”, muito pelo contrário. Hoje em dia ter um perfil comercial da sua empresa é elemento necessário em um planejamento.

Estar presente no Facebook significa alcançar seus clientes em momentos de descontração, ter seus produtos ou serviços ao alcance de alguns toques e um maior poder de interação com clientes formadores de opinião.

Usar o tráfego da plataforma para divulgar seu negócio tem se tornado uma das estratégias mais usadas tanto para vendas diretas (através de e-commerce ou m-commerce), divulgação de marca ou de incentivo à visitação da loja.

 

Perfil pessoal x perfil comercial

 

Muitas empresas criam suas páginas, convidam todo mundo pra curtir, postam as fotos da loja, dos colaboradores, da festinha do aniversariante do mês e, depois de alguns dias, nada.

De repente, a página vai aos poucos sendo esquecida, ficando lá com informações antigas, produtos antigos, colaboradores que já não fazem mais parte da empresa…

Com isso, aparecem as perguntas “Por que funcionou pra x e não pra mim?”, “Já tentamos, mas Facebook não dá certo pra gente”.

A verdade é que boa parte das empresas que entram na plataforma, iniciam com visões deturpadas do que é preciso pra manter uma conta comercial e obter retorno financeiro.

O primeiro erro que elas cometem é acreditar que gerenciar uma página é o mesmo que ter um perfil pessoal da plataforma.

Primeiro de tudo é preciso deixar bem claro que o perfil comercial da sua empresa é de grande importância. Então, toda a sua comunicação deve passar os mesmos valores e cuidados que a empresa física tem com seus clientes.

Preservar e manter uma boa imagem nas redes sociais impacta diretamente suas vendas, atendimento ao cliente, relacionamento com fornecedores e tudo o que envolve um negócio.

Então, na hora de criar uma página para sua empresa, tome o cuidado para que ela seja um perfil comercial, ou seja, uma página de Facebook e não um perfil pessoal.

7 boas práticas para vender mais com o Facebook

 

1 – Seja fiel ao que você acredita

 

Pode parecer besteira, mas algumas empresas não entendem que uma página no Facebook da empresa também é uma extensão dela.

Logo, se a postura da sua empresa é bem-humorada e divertida, ela deve demonstrar isso na rede social.

Ou, se ela passa uma ideia de preocupação com o meio ambiente, isso precisa ser um reflexo de seus valores e não apenas ideias vazias.

 

2 – Mantenha uma regularidade

 

Gerenciar uma página de Facebook não é algo de outro mundo, mas exige uma dedicação constante e muita atenção.

Aqui entra o cuidado de se manter uma regularidade de postagens para que o seu público entenda que sua empresa está sempre produzindo conteúdo que interessa a ele, fazendo com que ele construa uma maior afinidade com sua marca.

Manter essa regularidade também comunica ao Facebook que você tem conteúdo relevante para ser mostrado, ajudando suas ideias a alcançarem mais e mais pessoas.

Cuidado com o exagero também. Não é porque sua empresa agora está no Facebook que precisa ser postado de hora em hora.

 

3 – Produza conteúdo relevante

 

É ótimo vender, não é mesmo?

10 em cada 10 empresas têm como objetivo bater metas de venda todos os meses e isso é muito bom.

Mas, as redes sociais vão além do apenas vender.

Redes sociais, como o Facebook, são “lugares para relaxar” em que os usuários se conectam para interagir com amigos, artistas favoritos e consumirem conteúdo.

Se a sua empresa apenas vende, pode estar perdendo uma oportunidade de encantar o cliente e ganhar clientes que talvez nem pensassem na sua loja.

Ao invés de apenas colocar o seu produto, preço, promoção ou desconto, por que não criar um vídeo de alguém usando o seu produto? Ou um depoimento de um cliente satisfeito com ele?

Criatividade ajuda bastante e pode pensar em coisas bem diferentes, desde que sejam fiéis aos valores do seu negócio.

 

4 – Busque ser diferente

 

Disputar a atenção do seu cliente no Facebook é uma tarefa quase injusta. Você vai ter que disputar com o amigo que marcou em um meme, com o clipe novo do artista favorito dele e até com fatores externos como as notificações do celular.

Na hora de criar um conteúdo, pense em como o seu consumidor vai receber essa sua informação.

Dessa forma, fica mais fácil decidir qual o melhor horário, formato, texto, assunto e até qual produto deva ser trabalhado em específico.

Mas, lembre-se que ser diferente não significa chamar atenção a todo custo. É preciso ser verdadeiro ao que a empresa pensa e ao consumidor, senão o efeito pode não ser o esperado.

 

5 – Monitores suas métricas

 

Nenhuma estratégia pode ser considerada de sucesso se ela não for analisada e medida do começo ao fim.

Portanto, tenha todas as suas métricas bem monitoradas. Dessa forma, você sabe quantas pessoas está alcançando, quantas estão interessadas no seu conteúdo e até quantas viraram seus clientes.

Tendo esses números em mãos, você tem material pra planejar novas ações e saber o que não está dando resultado e o que está tendo uma melhor performance.

 

6 – Dê atenção ao seu público

 

As pessoas estão bastante acostumadas a tirarem suas dúvidas pelas redes sociais e o Facebook é o principal alvo de reclamações, perguntas e uma série de comentários que os seus clientes podem fazer.

Para isso, é preciso estar preparado, pois é uma das medidas que a plataforma mais considera importante. E, além de melhorar o relacionamento da sua empresa com seus clientes, o Facebook avalia de forma positiva, melhorando a entrega do seu conteúdo.

 

7 – Use o Facebook Shop

 

Para quem quer vender diretamente da plataforma, o Facebook oferece a opção de criar uma loja virtual no perfil da sua empresa, diminuindo o caminho que o cliente precisa fazer até o seu produto.

E para ter uma loja virtual que venda bem, algumas práticas específicas caem bem.

  • Deixe bem claro o preço de seus produtos;
  • Tire fotos claras e que valorizem o produto;
  • Explique de forma clara as condições de pagamento e frete;
  • Apenas anuncie o que tiver de estoque ou avise que a é sob encomenda.

Dessa forma, vender mais com o Facebook fica bem fácil.

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