Clicky

Saiba como aproveitar melhor a Black Friday

A megapromoção só será realizada no próximo dia 24, mas lojas físicas e virtuais já antecipam as ofertas para fisgar o consumidor e faturar mais na edição deste ano. Comprar com consciência é importante.

A pouco menos de duas semanas para a Black Friday, muitas empresas já antecipam as promoções para vender o máximo possível. É importante que o consumidor fique atento às orientações de especialistas para aproveitar bem a data e não se endividar ou “comprar gato por lebre”. Neste ano, a megapromoção ocorre no dia 24 de novembro, nas lojas físicas e virtuais.

O educador financeiro Jusivaldo Almeida, diz que existem dois perfis de pessoas na megapromoção: as que se planejaram e economizam e as que não avaliam a necessidade da compra, e nem se cabem no orçamento. “Enquanto para alguns a data é oportunidade de ganho, para outros faz aumentar ou criar um endividamento”, observa.

Ele ressalta que o consumidor precisa se perguntar se realmente necessita daqueles itens e se o orçamento permite a compra. Diz que as compras em novembro e dezembro são motivadas mais pela emoção do que necessidade. Adiar as compras para janeiro pode ser uma boa opção para adquirir as mercadorias por preços melhores.

“Na maioria das vezes, o consumidor não tem planejamento”, observa, ressaltando que o ideal é guardar dinheiro para fazer compras à vista na Black Friday.

O educador financeiro também reforça que o ideal é pesquisar os preços, no mínimo, uma semana antes do evento. “É importante saber se pode comprar e definir os produtos para fazer uma busca na Internet e/ou em várias lojas”, explica.

Para ele, o consumidor corre risco ao comprar sem se planejar, só porque viu uma propaganda, por exemplo. “Não adianta comprar por um desconto de 70% se vai entrar no cheque especial ou ultrapassar o limite de pagamento integral da fatura do cartão de crédito”, orienta.

O economista Vitor Leitão concorda que é importante o consumidor não se deixar levar pelas tentações da Black Friday. “Algumas megapromoções nem sempre são boas como parecem”, observa. Destaca que, caso o consumidor precise comprar algum bem, especialmente os eletrônicos ou eletrodomésticos, mais procurados durante o período, é importante começar a pesquisar logo para comparar os preços “normais” com os da Black Friday.

“Essa é, sem dúvida, a melhor forma de checar se as oportunidades de fato estão postas. O mesmo vale para quem pensa em comprar presentes de Natal. A pesquisa é sempre o melhor caminho”, diz.

O economista Allisson Martins afirma que a sonhada última sexta-feira de novembro, especialmente para consumidores ávidos por preços baixos, começa a ganhar visibilidade porque as lojas já estão aproveitando para anunciar ofertas.

“Promoções e descontos em televisores, roupas, calçados, smartphones, entre outros produtos, começam a aguçar a mente e os bolsos dos consumidores. Recomenda-se cautela e estratégia, de forma a usar este momento de forma inteligente”, salienta.

Segundo ele, uma boa dica para os consumidores é aproveitar a Black Friday para adquirir produtos que realmente necessitam, bem como antecipar as compras do Natal e Ano-Novo.

Fique atento às dicas

>> Uso do cheque especial para as compras, nem pensar.

>> Comprar apenas os produtos necessários, principalmente, para aqueles consumidores que apresentam algum desequilíbrio nas finanças pessoais.

>> Se possível, confira os preços antes do período promocional.

>> Faça uma lista de desejos previamente e mantenha o foco na hora das compras.

>> Evite compras parceladas com juros no cartão de crédito.

>> Confira se os sites são confiáveis, principalmente, nos fóruns da internet.

>> Pesquise preços, no mínimo, em três sites, para conferir se o produto é Black Friday, ou se trata de prática abusiva.

>> Os eletrodomésticos deverão ter descontos interessantes, pois as lojas estão com estoque elevado.

>> Nas compras pela Internet, verifique o valor do frete, e compare os preços dos produtos oferecidos pelas lojas físicas.

>> Fique atento a supostas fraudes e/ou maquiagem de preços. Por isso, é importante ter noção dos valores dos itens.

>> Denuncie junto aos órgãos de defesa do consumidor práticas abusivas.

>> Se for antecipar as compras de Natal, faça uma lista das pessoas que pretende presentear, o valor que pode gastar com cada uma delas e as formas de pagamento.

>> Procure sempre comprar à vista para não comprometer o orçamento financeiro dos próximos meses.

Fonte: DSOP Educação Financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *