Clicky

Plano de saúde empresarial: por que sua empresa deve ter um?

A saúde pública no Brasil tem sido motivo de descontentamento para milhões de brasileiros, isso ocorre devido à ineficiência e demora no atendimento. Por esse motivo, a população tem procurado a cobertura de um plano de saúde para garantir uma melhor qualidade de vida para si e para sua família.

Quando realizados individualmente, os planos podem se tornar muito onerosos ao trabalhador brasileiro, comprometendo parte do salário.

Nesse cenário, empresas que oferecem plano de saúde tornam-se mais vantajosas, pois, além do salário, o profissional considera os benefícios ofertados na hora de decidir onde quer trabalhar.

E quando o plano é estendido também aos dependentes, a empresa torna-se ainda mais atrativa, pois o profissional irá também garantir a saúde dos familiares.

O plano de saúde é um benefício para os empregados, mas sua obrigatoriedade está ligada à convenção sindical da entidade a qual sua empresa responde.

É necessário observar o tipo de acordo da convenção sindical para ter informações sobre a obrigatoriedade, ou não, da empresa oferecer um plano de saúde. Por sua vez, não tendo a obrigatoriedade da convenção sindical, e sendo o benefício oferecido espontaneamente, ele poderá ter até três formatos:

> O valor do plano de saúde será custeado integralmente pela empresa;

> O valor do plano de saúde será custeado parcialmente (coparticipação) pelo estabelecimento. Coparticipação em plano de saúde significa cobrar do empregado um valor (quase simbólico) para cada procedimento que ele for fazer utilizando o plano;

> A organização não custeará nenhum valor do plano de saúde, mas fechará um contrato com uma operadora a um preço reduzido. O valor pago pelo empregado é bem inferior ao que ele pagaria se tivesse que assumir sozinho um plano de saúde individual. Ainda neste formato, o plano de saúde empresarial acaba sendo uma forma promissora de reter o profissional.

Não estando o benefício atrelado à convenção sindical, o estabelecimento pode descontar, ou não, o plano de saúde empresarial de seus empregados.

Contudo, uma vez que não exista o desconto, há um direito adquirido caso a organização decida realizar o desconto tempos depois. É importante conversar com a área de Recursos Humanos da sua empresa para uma tomada de decisão segura e assertiva sobre a forma de oferecer o plano de saúde aos empregados.

Leia mais: Saiba como escolher o plano de saúde adequado para sua empresa 

Segundo pesquisas realizadas, as empresas que disponibilizam planos de saúde e odontológicos possuem uma maior probabilidade de terem uma imagem positiva por parte dos seus empregados, e consequentemente da comunidade onde se insere.

Isso porque a atitude demonstra a preocupação da instituição com a saúde dos empregados, o que aumenta a produtividade e torna o clima organizacional mais agradável.

Caso sua empresa ainda não ofereça este benefício aos colaboradores, veja as principais vantagens:

> Tendência de mercado: muitas organizações, com as melhores práticas de mercado, já possuem este benefício, e você precisa estar entre elas. Não perca bons funcionários para outras empresas;

> Cuidado com a saúde ocupacional: o plano de saúde atua de forma complementar ao trabalho realizado pela equipe de saúde ocupacional da sua empresa na prevenção de doenças;

> Maior proteção à saúde: empregados cobertos por um plano de saúde possuem uma menor probabilidade de desenvolverem doenças crônicas e agudas, já que têm mais acesso a médicos e hospitais, e tratando os sintomas com maior frequência. A empresa possibilita que o empregado tenha um acompanhamento médico adequado ao longo dos anos;

> Rapidez no tratamento: estando o empregado assegurado por um plano de saúde, sabe, a priori, quais estabelecimentos poderão atendê-lo numa situação de emergência ou numa consulta preventiva. Essa facilidade é benéfica para o empregado e para a empresa, já que traz mais tranquilidade e segurança ao funcionário, que necessitará se ausentar do local de trabalho por tempo pré-definido;

> Pessoas saudáveis têm maior produtividade: a qualidade da saúde do indivíduo reflete diretamente na sua relação com o mundo em volta. Na empresa, reflete na produtividade durante a jornada de trabalho. Portanto, oferecer plano de saúde ao empregado favorece que ele tenha melhor saúde mental e física para o desenvolvimento das atividades laborais;

> Família parceira da empresa: ao oferecer a possibilidade da extensão do plano de saúde aos parentes de primeiro grau do funcionário, ainda que não sendo responsável pelo custeio do mesmo, traz a família para dentro da organização, pois esta tem a ciência de que o direito a este benefício está atrelado diretamente ao bom desempenho do empregado no seu trabalho. E, por outro lado, o colaborador estará mais tranquilo em relação à saúde dos seus familiares, menos preocupado e distraído frente a uma enfermidade, pois terá a certeza de que todos terão sua saúde assistida adequadamente;

> Abatimento de impostos: o governo promove o incentivo fiscal. Ou seja: a redução ou eliminação (direta ou indireta) do ônus tributário, oriundo de lei ou norma específica, de todos os benefícios que as empresas oferecem a seus colaboradores. Este é o caso do plano de saúde, que pode ser abatido no imposto de renda da pessoa jurídica. Para saber se sua empresa pode fazer a dedução fiscal, converse com o contador, pois vai depender do tipo de inscrição em que ela se enquadra.

Pesquisas internas, realizadas em diversas empresas, apontam que tal benefício está entre os mais solicitados pelos colaboradores em função do sistema público de saúde brasileiro não atender as expectativas.

Ou seja, oferecer plano de saúde se tornou um item de extremo valor no pacote de benefícios das organizações, tornando-a mais competitiva na atração e retenção de profissionais.

Mas contratar o plano de saúde ideal para seus empregados não é um processo simples e fácil. Alguns pontos necessitam ser analisados. Veja quais!

> Custo: o plano de saúde tem sido hoje um impacto muito forte na folha de pagamento. Em momentos de dificuldade econômica, as empresas necessitam avaliar todos os custos.

> Complexidade: são muitas as variáveis que deverão ser analisadas durante o processo de escolha da operadora e do tipo de plano de saúde a ser oferecido;

> Longo prazo: depois de oferecido o plano de saúde, não é indicada sua retirada sob o risco de desmotivar os funcionários. E benefício adquirido pode vir a ter a proteção das leis trabalhistas no Brasil.

Por Celânia Pinto Lima – psicóloga e pós-graduada em Consultoria Organizacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *