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Como aproveitar o movimento turístico para vender mais

Responda rápido: qual o destino mais procurado pelos brasileiros na temporada de alta estação de fim de ano?

Se você respondeu praia, acertou. O brasileiro é apaixonado pelas praias que compõem o litoral do país, e no Nordeste, esse cenário é ainda mais exaltado.

Com o clima “praiano” o ano todo, as cidades nordestinas litorâneas atraem bastante atenção de quem quer mudar de ambiente e a época mais procurada é justamente a de fim de ano.

O recesso de Natal e Ano Novo são as datas mais procuradas. Só para se ter uma ideia, a Secretaria de Turismo afirmou que o crescimento turístico de Fortaleza cresceu 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

Aliás, a capital cearense é o 3o destino que mais recebeu turista, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Estamos falando de 139,6 mil turistas estrangeiros visitando Fortaleza, comprando mercadorias e utilizando serviços diversos como hospedagem, locação de carros, contratando pacote de turismo e diversos outros produtos.

Por Fortaleza ser uma cidade que incentiva o turismo, você, empreendedor, dono de negócios precisa saber vender pra essa parcela de consumidores.

Novos povos, novos hábitos de consumo

Desvendar os gostos peculiares de cada parcela dos consumidores é uma tarefa árdua. Adequar seu produto e todo o seu modelo de negócio com o seu público-alvo requer trabalho de pesquisa e análise de dados.

Um consumidor que mora na cidade, nativo do país tem costumes diferentes.Turistas chegam de diversos países, com culturas diferentes e hábitos que, muitas vezes, estranhamos.

O aumento de vendas está diretamente ligado ao bom atendimento ao cliente e quanto mais você encantá-los, mais fácil será vender o seu produto ou serviço.

Esteja atento a que público de turista seu comércio apela mais. Por exemplo: se sua loja for de moda feminina, fique atendo aos tamanhos e modelagens diferenciadas.

Não há nada mais frustrante que querer comprar um produto e não ter o seu tamanho. Por isso, é importante que seu cliente encontre o que ele quer e que seja do jeito que ele imagina.

Otimize sua comunicação

Uma das maiores barreiras que turistas enfrentam é a barreira da comunicação. Para os estrangeiros, isso é ainda mais complicado pois, em um país estrangeiro, a língua é a maior dificuldade.

Para quem tem um comércio localizado em pontos com bastante movimento de turistas, estrangeiros ou não, o ideal é se preparar para melhor atendê-los.

Por exemplo: medidas de roupa são em formatos diferentes, dependendo do país e a conversão pode ser um tanto difícil. Para não perder a venda, descubra quais são as principais medidas e faça uma tabela de comparação para ajudar seus clientes.

Se possível, invista em sua equipe e em você, contrate funcionários que falem outras línguas ou invista em cursos de idiomas.

Chame atenção

Não há vendas se não houver uma boa propaganda. Portanto, como seu cliente, vindo do exterior ou de outras regiões do Brasil, irá conhecer sobre o seu comércio?

Pense em como ele pode ser impactado, como você pode chamar atenção dele? Como a sua loja irá se diferenciar da concorrência?

Para isso, se coloque no lugar do seu consumidor observe seus hábitos para criar estratégias que sejam mais acertadas e que evite desperdício de recursos.

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