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Black Friday deve girar R$ 44,9 milhões no CE

O Ceará deverá ser responsável por, pelo menos, R$ 44,9 milhões em compras no varejo eletrônico durante a edição deste ano da Black Friday. O dia de descontos no comércio virtual e físico este ano cai no dia 24 de novembro.

De acordo com a estimativa da Ebit, empresa referência em dados sobre o e-commerce brasileiro, o valor corresponde a 1,4% do total nacional, estimado em R$ 2,19 bilhões.

O tíquete médio das compras realizadas por cearenses deverá ser de R$ 800, 15,15% acima da média nacional, estimada em R$ 695. De acordo com a Ebit, a previsão para este ano é de crescimento de aproximadamente 15% nas vendas em comparação com a Black Friday de 2016.

Cenário melhor

O aumento no número de consumidores ativos no e-commerce e a melhora do cenário econômico, com controle da inflação, diminuição da taxa de juros e o índice de desemprego, impulsionam a visão otimista. “O consumidor está mais confiante de que o pior da crise já passou, por isso deve usar parte do 13º salário para comprar na Black Friday”, explicou o CEO da Ebit, Pedro Guasti.

Lojas de rua

O presidente eleito da CDL de Fortaleza e da Ação Novo Centro, Assis Cavalcante, aponta que a expectativa é positiva também para o comércio de rua.

“É um movimento novo que vem dos EUA, que as lojas estão aderindo. É uma realidade, não temos como nos furtar a participar dela. Nas lojas de shopping center, ela é mais presente. Nas lojas do Centro, há um movimento já nesse sentido, e a gente percebe que a cada ano ganha mais força. Os consumidores, por sua vez, estão aproveitando as oportunidades e a gente está com uma boa perspectiva. A prova é que, outrora, a gente fazia a abertura do Natal de Luz na última sexta-feira de novembro. E aí, como a Black Friday é nessa data, para não colidir interesses, antecipamos para uma semana antes, exatamente para deixar as pessoas fazerem suas compras, sem estarem se dividindo”, informou.

Cavalcante explicou, também, que a CDL de Fortaleza tem feito uma espécie de campanha nos bastidores, estimulando a adesão dos lojistas da Capital ao dia de descontos.

“Estamos na expectativa, conversando com lojistas para colocarem promoções, para atenderem, mostrando as vantagens de se participar da Black Friday. E que sejam promoções eficazes, pois precisamos ser honestos com nosso cliente”, explanou.

Segmentos

Na visão do presidente eleito da CDL de Fortaleza, os setores que mais atendem a essa campanha são os de eletroeletrônicos, calçados, roupas, perfumes e óticas. Para esse ano, ele projeta a entrada em boas condições também de lojas de brinquedos.

“A adesão deve ser crescente. A adesão dos lojistas a esse movimento vem crescendo ano a ano. A CDL busca que os lojistas façam, entrem na campanha de ofertas especiais da Black Friday. Tudo que é bom para o comércio, no que diz respeito a vendas, nós apoiamos”, disse.

Outlet

Quem também participará do dia de descontos deste ano é o OFF Outlet Fashion Fortaleza. Pelo segundo ano consecutivo, o período de promoções será antecipado e terá duração de um mês. A segunda edição da Power Black Friday traz 30 dias de descontos de no mínimo 50%. Neste ano, serão mais de 160 mil itens em oferta.

Para o superintendente do OFF Outlet, Rodrigo Vittali, o evento busca a consolidação do empreendimento como local de bons preços. “Queremos consolidar a Power Black Friday e mostrar que no OFF Outlet os descontos são reais. O cliente tem um mês inteiro para pesquisar e comprovar a economia, aproveitando nossa campanha”, disse.

A promoção

No ano passado, as vendas online durante a Black Friday cresceram 17% e chegaram a R$ 1,9 bilhão. O número de pedidos teve alta de 5% ao alcançar 2,23 milhões de compras durante a sexta-feira de promoções. Os dados são da Ebit. Já as vendas no comércio de rua e em shoppings centers aumentaram 11% em todo o País.

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